Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Rasputin: A polêmica vida íntima do místico russo

Com alto poder de persuasão, o guru convencia centenas de fiéis a se purificarem por métodos sexuais

Caio Tortamano Publicado em 30/05/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rasputin rodeado por mulheres da alta classe russa - Wikimedia Commons
Rasputin rodeado por mulheres da alta classe russa - Wikimedia Commons

Grigori Rasputin, místico russo que atuou ativamente na política durante o fim do czarismo do país, demonstrava habilidades especiais logo na infância. Seus pais diziam que as vacas davam mais leite quando o garoto estava perto, e que, certa vez, ele sabia onde estava um cavalo da família que havia sido roubado.

Aos 20 anos, sua experiência em um monastério possibilitou que ele "descobrisse" que poderia purificar e retirar os pecados do corpo de mulheres pela graça de Deus e através do sexo. Apesar de sua péssima higiene íntima, ele tinha várias seguidoras que acreditavam em suas palavras de sedução. 

Mesmo realizando peregrinações de seis meses sem trocar sua cueca, ou de cheirar “como um bode” (de acordo com o relato de um homem da época), muitas seguidoras ouviam atentas a seus ensinamentos e palavras, e, claro, passavam pelas purificações.

Apelidadas com nomes pouco ortodoxos, as seguidoras com quem tinha relações eram toleradas por sua esposa, Praskovia, que, tendo casado com quando tinha 21 anos e ele 18, ficou com o guru até sua morte.

A justificativa de Praskovia? “Ele tem o suficiente para todas”, disse certa vez sua mulher colaborando com o tamanho de seu pênis. E não faltaram fontes para atestar isso.

Seu estilo de vida sexualmente ativo só aumentou quando ficou próximo dos czares. Claro, seu papel entre os poderosos era meramente como curandeiro e profeta, tendo, inclusive, salvo Alexei Romanov, que sofria com imensas crises de hemofilia.

Alexei Romanov, salvo por uma previsão de Rasputin / Crédito: Wikimedia Commons

Certa vez, em um monastério, as freiras reclamaram da postura excêntrica de Rasputin, que promovia orgias e banhos coletivos com as noviças, enfurecendo a comunidade religiosa de São Petersburgo. Clérigos começaram a ameaçar a vida do místico, muitos queiram, inclusive, castrá-lo para acabar com as supostas purificações.

Outra pessoa que ele teria "removido os pecados" seria a própria czarina Alexandra. Porém, o rumor era completamente infundado. Apesar disso, em certo jantar, sugeriu — já bêbado, como de costume — que tinha tido um caso com a líder do país.

A história chegou até os ouvidos de Alexandra, que preferiu não acreditar que o seu protegido estava com ações deploráveis em público do que assumir que, na verdade, Rasputin era um beberrão de comportamento completamente reprovável.

Czarina Alexandra / Crédito: Wikimedia Commons

A participação política do líder espiritual não irritava somente pela sua libido, mas também por aliados dos czares acreditarem que ele estava se aproveitando da família para enriquecer, sendo um charlatão. Sua morte foi arquitetada e executada por um tiro, depois de ter tomado veneno sem surtir efeitos.

Rasputin foi morto, mas sua fama como poderoso curandeiro e profeta dura até hoje, aliás, sua potência sexual ainda é mística. Em um museu de sua cidade natal, Pokrovskoye, é dito que qualquer homem tem sua impotência curada simplesmente sentando em sua cadeira de madeira. 


+Saiba mais sobre Rasputin através das obras abaixo:

Raspútin: Fé, poder e o declínio dos Románov, de Douglas Smith (2018) - https://amzn.to/3b7eDLJ

O palácio de inverno, de John Boyne (2010) - https://amzn.to/2SeQQRn

Os Románov, de Simon Sebag Montefiore (2016) - https://amzn.to/2Sg53O4

O Assassinato De Rasputin, de Gianni Truvianni (2017) - https://amzn.to/2GPCPV9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W