Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Raro registro: A possível última foto de Machado de Assis

Em 2018, um pesquisador independente encontrou um registro fotográfico inédito do escritor a poucos meses de sua morte

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/07/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando fotografia conhecida de Machado à esquerda, e a inédita à direita - Divulgação / Caras y Caretas/Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de España
Montagem mostrando fotografia conhecida de Machado à esquerda, e a inédita à direita - Divulgação / Caras y Caretas/Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de España

No ano de 2018, o pesquisador Felipe Pereira Rissato anunciou ter encontrado o que, segundo tudo indica, se configuraria como a última foto de Machado de Assis tirada em vida. 

Trata-se de uma fotografia de corpo inteiro, em que o escritor brasileiro, já em idade avançada, posa sozinho no que parece ser um jardim. Segundo apontado pelo estudioso, o motivo pelo qual ela teria permanecido desconhecida então é porque foi publicada em uma revista estrangeira, a argentina “Caras y Caretas”. 

Felipe localizou na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de España, um acervo virtual. A matéria em que Assis apareceu havia sido nomeada como “Homens públicos do Brasil”, e compilava uma série de figuras importantes do nosso país. 

"Certamente é dos três meses finais de 1907 ou mesmo de janeiro de 1908", comentou Rissato em entrevista ao G1. Vale lembrar que Machado faleceu em setembro daquele mesmo ano, então aos 69. 

Fotografia de Machado de Assis / Crédito: Divulgação / Caras y Caretas/Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de España

Machado de Assis em imagens 

"Esta passa a ser a sua última fotografia feita em vida. Enquanto que a imagem que ocupava essa posição era a do escritor sendo acometido pelo ataque epilético, na qual não é possível sequer ver seu rosto", relatou o pesquisador ainda. 

A foto encontrada por ele é muito mais reveladora em comparação a esta anterior, em que o autor passa mal. A outra, que é de setembro de 1907, traz apenas a parte de trás da cabeça do autor, com o restante de seu corpo sendo tapado pela multidão que o cerca em ocasião do acesso de epilepsia. 

Fotografia que mostra Machado tendo ataque epiléptico / Crédito: Divulgação/ Augusto Malta / Peregrino Júnior, 'Doença e constituição de Machado de Assis'

Além de ser seu último, o retrato ainda tem outro aspecto que o torna exclusivo: “Temos Machado de corpo inteiro e sozinho, algo que até então só havia sido observado em dois retratos de sua primeira sessão fotográfica, feita aos 25 anos (1864) no estúdio de Insley Pacheco, e mesmo assim, sentado. Mais tarde, acreditava-se que as lentes somente teriam capturado Machado de corpo inteiro rodeado por amigos”, explicou Felipe, de acordo com o G1. 

Uma curiosidade é que existem um total de apenas 39 registros fotográficos - contando com esse último a ser descoberto - em que é possível constatar a presença do célebre escritor. 

Fotografia de corpo inteiro de Machado aos 25 / Crédito: Divulgação/ Insley Pacheco/Coleção Ruy Souza e Silva

Investigação 

Infelizmente, a Caras y Caretas não forneceu muitas informações a respeito do retrato inédito, publicando-o com uma legenda que dizia simplesmente: “El escritor Machado de Assis presidente de la Academia de la Lengua Brasileña”. Não havia a data ou a ocasião em que a foto foi tirada, por exemplo.

Para tentar preencher essas lacunas, Rissato precisou analisar os dados que estavam disponíveis. Comparando a imagem presente na revista argentina com uma de 1906, em que Machado participou de um almoço na casa do ministro da Colômbia, o estudioso pôde observar que em seu achado, o autor parecia mais velho e debilitado.

Fotografia do almoço na casa do ministro da Colômbia, Machado está na fileira da frente, sendo o segundo da esquerda para a direita / Crédito: Divulgação/ Augusto Malta/Coleção IHGB


+Tenha contato com Machado de Assis através de obras disponíveis na Amazon:

Dom Casmurro - https://amzn.to/2zq2Xpi

Memórias Póstumas de Brás Cubas - https://amzn.to/2MP9Dk3

O Caminho da Porta - https://amzn.to/2XUJuq5

Quincas Borba - https://amzn.to/2MVsHwM

O Alienista - https://amzn.to/2B2mxIR

Helena - https://amzn.to/3dRFD2K

Esaú e Jacó - https://amzn.to/2YxjnF7

Contos Fluminenses - https://amzn.to/2MUhn45

50 Contos de Machado de Assis - https://amzn.to/2zoJwx4

Contos - https://amzn.to/2UB9c0S

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W