Curiosidades » Grécia antiga

A tumba de Alexandre, o Grande pode ser encontrada?

Recentemente, pesquisadores anunciaram a descoberta de um sarcófago que acredita-se ser de Alexandre

Nicoli Raveli Publicado em 06/03/2020, às 08h00

Mosaico encontrado em Pompeia mostra Alexandre na Batalha de Isso, em 333 a.C
Mosaico encontrado em Pompeia mostra Alexandre na Batalha de Isso, em 333 a.C - Wikimedia Commons

Cerca de dois mil anos após a morte de Alexandre, o grande, o mistério de seu óbito ainda intriga muitos pesquisadores. A versão mais conhecida relata que ele passou mal após ingerir bebida alcoólica em grande quantidade e faleceu em seguida.

O general ficou conhecido após se tornar rei da Macedônia em 356 a.C. O imperador faleceu aos 32 anos e seus restos mortais estavam, inicialmente, em Memphis, no Egito e seus adoradores podiam frequentar seu túmulo.

Com o passar do tempo, o nível do rio Nilo aumentou e a cidade foi tomada em partes pela água. Apesar das mais de 140 escavações, o túmulo de Alexandre não foi encontrado.

Pintura de Alexandre, o grande / Crédito: Getty Images

 

No entanto, a esperança ressurgiu quando a arqueóloga, Calliope Limneos-Papakosta, descobriu um antigo centro real na cidade de Alexandria. Ela utilizou mapas da cidade do século 19 para ajudá-la nos estudos. Após pouco tempo, sua equipe descobriu 14 locais onde também poderiam ser construções antigas.

Como consequência, o time se deparou com um sarcófago a cinco metros de profundidade em um canteiro de obras. Até o momento, não se sabe o que ou quem está dentro da tumba. De acordo com os estudos, a cova é datada de quando Alexandre morreu e, por isso, acredita-se que seja o sarcófago do imperador. No entanto, ainda não é possível determinar se o local abriga os restos do militar. 

Até o momento, os pesquisadores também encontraram uma rota romana, entretanto, o Nilo faz com que a escavação seja cada vez mais complexa. "Eu nunca vi, em toda minha carreira, alguém que tenha ficado 21 anos em um mesmo sítio", disse um dos membros da equipe.


+Saiba mais sobre monarcas da Grécia através dos livros abaixo

História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente, Flávia Maria Schlee Eyler (2014) - https://amzn.to/373CGJB

Dos democratas aos reis, Michael Scott (2012) - https://amzn.to/2qTsr9O

Alexandre, o Grande, Philip Freeman (2013) - https://amzn.to/34Y0MmX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.