Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Abusos sexuais, traições e aborto: obra revela a trista saga da viúva de Pablo Escobar

A autobiografia, Sra. Escobar: Minha Vida com Pablo, escrita por Victoria Eugenia Henao retrata a trajetória da ex-esposa do líder do narcotráfico

Victória Gearini Publicado em 31/08/2020, às 18h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Victoria Eugenia Henao ao lado de Pablo Escobar - Divulgação / Youtube / La Mañana En Casa
Victoria Eugenia Henao ao lado de Pablo Escobar - Divulgação / Youtube / La Mañana En Casa

Victoria Eugenia Henao conheceu Pablo Escobar quando tinha apenas 12 anos de idade e, aos 15 anos, fugiu de casa para se casar com um dos homens mais perigosos do mundo. Entretanto, ao longo dos 16 anos em que o casal permaneceu junto, Victoria Eugenia foi vítima de constantes abusos físicos e psicológicos, além de inúmeras traições. 

A saga de Pablo Escobar, assim como seus negócios com a cocaína, serviram de inspiração para diversos filmes, séries e livros. Considerado um dos narcotraficantes mais conhecidos da História, Escobar foi o líder do Cartel de Medellín durante os anos 80. Sua fortuna chegou a ser avaliada em US$ 30 bilhões, produzindo cerca de 80% da cocaína comercializada no mundo. 

[Colocar ALT]
Obra Sra. Escobar: Minha Vida com Pablo, de Victoria Eugenia Henao (2019) / Crédito: Divulgação / Editora Planeta

Sabe-se que Escobar e seu grupo foram responsáveis por inúmeras atrocidades, como sequestros e assassinatos, entre eles o do então ministro de Justiça, Rodrigo Lara Bonilla, e do candidato presidencial, Luis Carlos Galán. Além disso, o líder do narcotráfico foi responsável por inúmeros ataques, dentre eles o mais famoso ocorrido com uma aeronave da Avianca, que deixou mais de 100 mortos. 

Entretanto, poucos sabiam sobre a triste saga de sua viúva que, em obra escrita pela própria, decidiu revelar em detalhes a sua versão dos fatos sobre a história de um dos mais ricos e poderosos criminosos de todos os tempos. 

Publicada no Brasil em 2019 pela Editora Planeta, a obra Sra. Escobar: Minha Vida com Pablo, escrita pela própria Victoria Eugenia Henao, apresenta fatos inéditos sobre a sua vida ao lado de Escobar. Além disso, revela as atrocidades que presenciou ao longo dos 16 anos que permaneceram casados, até o assassinato do criminoso, em 1993. 

Desde o início, a relação entre Victoria e Pablo não demonstrava ser das melhores. Conforme o tempo passava, a situação só piorava, e por diversas vezes Escobar a forçou ter relações sexuais com ele, configurando assim, estupro. Pouco tempo depois, a jovem engravidou, mas foi obrigada a abortar — fato que lamenta até hoje. 

Embora todas as traições, abusos físicos, psicológicos e sexuais, Victoria se manteve ao lado de Escobar. Em sua obra, ela disse não se achar vítima, embora reconheça que aparenta ser. Além disso, revela que o amava de verdade. Entretanto, também conta que a pior parte de seu relacionamento foi quando os crimes de Escobar vieram a tona, e toda a sua família foi obrigada a se esconder. 

Após a morte do marido, Victoria foi forçada a deixar seu país de origem e a mudar de nome, passando a se chamar María Isabel Santos. Na Argentina, a viúva encontrou um novo recomeço, onde trabalha como coach. 

Confira abaixo um trecho da obra Sra. Escobar: Minha Vida com Pablo (2019), disponível na Amazon: 

"'Como você conseguia dormir com aquele monstro?', perguntou-me uma das vítimas de meu marido, Pablo Escobar. 'Você era cúmplice ou vítima?', 'Por que não fez nada?', 'Por que não o deixou?', 'Por que não o denunciou?'”

Essas perguntas são, provavelmente, as mesmas que milhares de pessoas se fazem sobre mim. A resposta é porque eu o amava e, embora para muitos isso seja insuficiente, a verdade é que essa foi a razão pela qual fiquei ao seu lado até o último dia de sua vida, apesar de uma infinidade de vezes não concordar com suas ações e suas decisões."


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

Sra. Escobar: Minha Vida com Pablo, de Victoria Eugenia Henao (2019) - https://amzn.to/2GfNsU3

Amando Pablo, odiando Escobar, de Virginia Vallejo (2017) - https://amzn.to/37VEWlK

Minha Vida com Pablo Escobar, Jhon Jairo Velásquez e Maritza Neila Wills Fontecha (2017) - https://amzn.to/2tgBgvK

Pablo Escobar: meu pai, Juan Pablo Escobar (2015) - https://amzn.to/2QeEaKk

Pablo Escobar: O Narcotraficante: A história por trás do homem que matou mais de 5 mil pessoas, de Editora LeiaNet - https://amzn.to/36bejsA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W