Curiosidades » Bizarro

Admiração bizarra: Michael Jackson quis comprar os ossos do Homem Elefante

As ossadas estavam expostas em um hospital londrino e, segundo o empresário do artista, Michael queria para si o fascinante esqueleto

Caio Tortamano Publicado em 18/02/2020, às 18h10

Trecho do clipe Leave Me Alone, em que Michael dança ao lado de Homem Elefante
Trecho do clipe Leave Me Alone, em que Michael dança ao lado de Homem Elefante - Divulgação

Exposto em uma vitrine na faculdade de medicina do hospital de Londres, o fascinante esqueleto de Joseph Merrick — conhecido como O Homem Elefante — atraiu a atenção de um espectador tão atrativo quanto às ossadas, Michael Jackson.

O popstar era muito fã do filme Homem Elefante, de 1980 dirigido por David Lynch, que conta a história de um rapaz com deformações físicas causadas por uma anomalia genética. O empresário de Michael, Frank Dileo, divulgou que havia um interesse por parte do cantor em comprar o que restou de Merrick.

A história repercutiu mal na mídia americana, que começou a tratar Michael Jackson como louco e descompensado por querer ter um item tão estranho. No Reino Unido, o rei do pop passou a ser chamado de Wacko-Jacko, algo como Jack doido, em tradução livre.

Em 1993, vários anos depois da história ter vindo à tona, Michael falou abertamente sobre o caso durante uma entrevista dada à Oprah Winfrey, e afirmou que não se passaram de boatos e que nunca quis adquirir os ossos do homem.

No clipe da música Leave Me Alone, Michael faz um apelo para que os jornais deixem ele em paz e parem de publicar notícias fantasiosas a seu respeito. O videoclipe faz menção à diversas histórias que permearam a vida privada de Jackson, entre elas, ele aparece dançando com um esqueleto humano com cabeça de elefante.

Foto e esqueleto de Joseph Merrick / Crédito: Wikimedia Commons

 

Joseph Merrick viveu na Inglaterra do século 19. Sendo participante de circos itinerários, o homem elefante chamava atenção da alta classe europeia, devido à sua estranha aparência, que lhe causava deformações severas no corpo devido à uma patologia que até hoje não é consenso entre os pesquisadores.


+ Saiba mais sobre a trajetória do rei do pop através de grandes obras

Intocável: A estranha vida e a trágica morte de Michael Jackson - https://amzn.to/2SaoTKz

Michael Jackson - https://amzn.to/3aZRZom

Michael Jackson, o rei do pop - https://amzn.to/2vxg9Gy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.