Afinal, onde fica a 'Rua da Amargura'?

Ela existe no mundo real

segunda 23 outubro, 2017
Triste cena provavelmente bem longe da Rua da Amargura real
Triste cena provavelmente bem longe da Rua da Amargura real Foto:Shutterstock

Quando alguém se encontra em uma situação de desamparo, aflição e sofrimento, dizemos que ela está na "rua da amargura". A expressão surgiu do caminho percorrido por Jesus carregando a cruz, do Pretório de Pôncio Pilatos, onde foi julgado e condenado, até o Gólgota, onde foi crucificado. 

O que resta de uma das ruas onde ele teria passado é hoje a Via Dolorosa. É um grande ponto de peregrinação para os cristãos desde a Antiguidade. Lá são feitos reencenamentos da Paixão de Cristo e acontecem procissões todas as sextas-feiras, passando pelas várias "estações" do percurso pelo qual o messias carregou a cruz.

Veja mais

De acordo com o historiador Luís da Câmara Cascudo em Locuções Tradicionais no Brasil, o padre português Pantaleão de Aveiro percorreu a Via Dolorosa em 1563 e traduziu para a expressão popular: "tomamos outra [rua] à mão direita (...) caminhando do Calvário, a qual se chama Rua da Amargura".

Lívia Lombardo


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais