Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Religião

Jesus Cristo nasceu em 25 de dezembro?

Falta de exatidão sobre a data religiosa mobiliza historiadores para descobrir quando nasceu a figura histórica

Redação Publicado em 08/05/2022, às 09h00 - Atualizado em 23/12/2022, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de presépio - Foto de Alexas_Fotos no Pixabay
Imagem ilustrativa de presépio - Foto de Alexas_Fotos no Pixabay

Ao longo dos últimos 2022 anos, uma data no calendário cristão foi capaz não apenas de se tornar uma das festividades mais importantes da história da humanidade, como serve de memória para a principal figura que representou a divindade máxima do cristianismo na Terra.

O Natal, celebrado no dia 25 de dezembro, é atribuído como aniversário de Jesus Cristo. Entretanto, os pesquisadores da história e teologia se dividem, ao longo das décadas, sobre possíveis atribuições da data exata em que o filho de Maria teria nascido.

Longe da existência dos cartórios ou de qualquer registro em papel, a exatidão é pesquisada e, inclusive, joga um banho de água fria naqueles que acreditam no Natal como data onde o representante divino nasceu.

Em reportagem de 2012 do portal de notícias UOL, o então diretor da faculdade de Teologia da PUC-SP, Valeriano Santos Costa, deixou claro que o dia 25 de dezembro foi escolhido para ofuscar outra data.

A teoria mais forte atualmente é que a data tenha sido escolhida para se contrapor à principal festa religiosa dos romanos, do Sol Invencível, que se dava na noite do dia 24”, esclareceu.
Imagem ilustrativa de comemoração natalina com ilustração de presépio / Crédito: Foto de JaymzArt no Pixabay

Quantos anos faz?

Ainda mais chamativa é a idade da data, que marca o início do calendário atual, depois de Cristo. Contudo, as provas sobre a contagem também são controversas, visto que os pesquisadores da área se baseiam em indícios temporais, sem precisão de datas. Ao mesmo site, o historiador Julio Cesar Chaves, mestre em Ciências da Religião, jogou luz aos fatos

Devido a variação de calendários, que na época colidiam entre datas registradas por judeus e romanos, o estudioso do cristianismo primitivo deixa claro que a desconfiança sobre o local e quando Jesus nasceu ao menos pôde ser clareado a partir de trechos do Antigo Testamento.

"Tanto Lucas quanto Mateus relatam que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o que provavelmente situaria o nascimento entre os anos 6 e 4 a.C.”, relatou o pesquisador, esclarecendo também que o período d.C. (depois de Cristo) não pode ser estimado a partir do nascimento da figura religiosa.