Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

4 fatos sobre Bruce Lee

Morto em 1973, Bruce fez parte de episódios que marcaram a sua carreira para sempre

Caio Tortamano Publicado em 03/10/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruce Lee em pose durante fotografia em set de filmagens - Divulgação
Bruce Lee em pose durante fotografia em set de filmagens - Divulgação

Bruce Lee é conhecido como um dos mais icônicos artistas de todos os tempos, que conquistou sua popularidade através de filmes que tratavam de artes marciais, atraindo fãs ao redor do mundo com o seu carisma e maestria no Kung Fu.

Apesar da fama, alguns aspectos de sua vida não são tão conhecidos, seja por causa da cobertura da mídia ou simplesmente por fazerem parte dos bastidores. 

Pensando nisso, separamos alguns episódios que marcaram a trajetória de Lee.

1. Nos bastidores com Jackie Chan

Antes de despontar como um grande nome da história do Kung Fu no cinema, Jackie Chan trabalhou como coadjuvante no filme Operação Dragão, de Bruce Lee. Em determinada cena, Lee tinha que bater em vários capangas ao mesmo tempo e um deles seria o jovem Chan.

O ator Jackie Chan / Crédito: Getty Images

O Dragão — como Bruce ficaria conhecido — usava um bastão que atingiu acidentalmente o rosto de Chan, que foi ao chão. Ele continuou a cena, mas assim que o diretor cortou a gravação, correu para ajudar o abatido figurante, pedindo inúmeras desculpas.


2. Luta icônica

Por motivos ideológicos, uma das maiores lutas de todos os tempos foi armada entre Bruce Lee e o mestre Wong Jack Man, todavia, somente 10 pessoas a presenciaram. A batalha aconteceu em Oakland, na região da costa da San Francisco, na Califórnia, em uma pequena academia de luta.

San Francisco tinha o prazer de ter os lutadores ensinando alunos na cidade, entretanto, enquanto Bruce lecionava para pessoas além da comunidade chinesa, Wong só ensinava imigrantes e filhos de chineses, enxergando em Lee um desrespeito a luta. O resultado? Segundo a esposa de Lee, o ator venceu o mestre tradicionalista em questão de três minutos, por unanimidade.


3. O dia da morte

Em 20 de julho de 1973, o ator, na época com 32 anos, foi encontrado morto no apartamento da atriz Ting Pei. A causa de sua morte, porém, ainda choca fãs. A autópsia concluiu que o ator morreu por conta de uma reação alérgica de seu corpo a um remédio que a artista ofereceu para conter a dor de cabeça.

Seu cérebro tinha inchado consideravelmente, resultando em dores severas no ator. É importante lembrar que, dias antes, Bruce já tinha manifestado queixas sobre uma forte dor de cabeça durante as filmagens de Operação Dragão, e foi constatado um edema em seu cérebro.


4. Maldição Lee

Bruce morreu tragicamente quando seu filho tinha somente 8 anos de idade, o que fez com que Brandonse inspirasse a continuar o legado de seu pai. O filho da lenda tinha uma promissora carreira em Hollywood quando se preparava para viver o seu papel mais importante até então, o protagonista do filme O Corvo, em 1993. 

Bruce Lee e o filho Brandon Lee / Crédito: Wikimedia Commons

Já na reta final das filmagens, em março daquele ano, uma arma que deveria ter somente balas de festim contava com uma munição real alojada no cano da pistola, imperceptível sem uma vistoria atenta. A produção do filme deixou isso passar, e a bala de verdade foi usada contra Brandon em uma cena específica, perfurando seu peito e o matando no próprio set.