Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

A mentira inventada pelo médico Andrew Wakefield para contestar a eficácia das vacinas

No final da década de 1990, uma pesquisa forjada pelo especialista colocou um ponto de interrogação sobre os efeitos colaterais que os imunizantes podem causar

Fabio Previdelli Publicado em 16/09/2019, às 12h00 - Atualizado em 23/04/2021, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa d um protesto anti-vacina - Divulgação
Imagem meramente ilustrativa d um protesto anti-vacina - Divulgação

Quando as vacinas foram criadas? Como elas funcionam? Se elas são tão benéficas assim, por que algumas delas podem desenvolver comportamentos autista em crianças? Quando isso surgiu?

Essas são algumas perguntas que foram levantadas por milhares de pessoas quando Andrew Wakefield alegou em um estudo que as vacinas poderiam causar autismo em algumas crianças. 

O surgimento da vacina 

A vacina surgiu em um importante momento da história: no combate contra a varíola. Em 1789, o surto da doença vitimava cada vez mais pessoas, foi quando o cientista Edward Jenner notou que mulheres que trabalhavam ordenhando vacas desenvolviam sintomas mais brandos da enfermidade. Coletando amostras do vírus dessas trabalhadoras, Jenner infectou um garoto saudável de 8 anos e viu que a criança desenvolveu sinais mais brandos da varíola, que logo foram combatidos e ele ficou imune ao vírus.

Edward Jenner desenvolveu a vacina contra a varíola / Crédito: Reprodução


O experimento foi testado em outros garotos, inclusive em seu filho. Assim, ele concluiu que quem era exposto a uma versão mais leve da doença podia desenvolver imunidade a ela. A enfermidade matou entre 300 e 500 milhões de pessoas só no século 20 — em 1967, por exemplo, ainda ocorriam mais de 15 milhões de casos por anos — o que a tornou uma das maiores epidemias que a humanidade já vivenciou.

A fake news 

Uma pesquisa hipotética, publicada na conceituado The Lancet Journal, colocou um ponto de interrogação sobre os verdadeiros efeitos colaterais que as vacinas poderiam ocasionar. No dia 26 de fevereiro de 1998, o então médico Andrew Wakefield alegou um vínculo casual entre a vacina MMR (que protege contra o sarampo, rubéola e a caxumba) e o desenvolvimento de comportamento autista em algumas crianças.

Andrew argumentou que 12 crianças apresentaram traços da patologia após se vacinarem. Mais tarde foi descoberto que entre elas, três não possuíam o transtorno; cinco já eram diagnosticadas antes mesmo de serem vacinadas e que a maioria não apresentava nenhum sinal de inflamação intestinal responsável pelo autismo.

As vacinas podem desenvolver comportamentos autista em crianças? / Crédito: Reprodução


Com esses indícios, o jornalista Brian Deer descobriu que Wakefield forjou os resultados da pesquisa, pois tentava patentear uma nova vacina contra o sarampo e, por consequência, lucraria milhões com o remédio que substituiria a tríplice viral.

Em 2004, o Instituto de Medicina dos EUA concluiu que não haviam provas da alegação feita por Andrew, que foi expulso e proibido de exercer a função médica após ser condenado por irresponsabilidade e má fé com a humanidade para bem próprio.

A ciência nunca achou nenhuma evidência ou indício de que a vacina tríplice viral estivesse ligada ao autismo. Esse boato ligando as vacinas com a patologia voltou a tona em 2009 com o surto de H1N1 e muitos ainda acreditam e continuam espalhando essa inverdade.

Vale lembrar que o autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social e, em grande parte, é herdado geneticamente. A manifestação dos sintomas ocorre antes dos três anos de idade e, apesar de não haver uma cura, um diagnóstico e um tratamento podem diminuir seus impactos.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Inimigo Mortal: Nossa Guerra Contra os Germes Assassinos, de Michael T. Osterholm e Mark Olshaker (2020) - https://amzn.to/2YWUowI

O fim está sempre próximo, de Dan Carlin (2020) - https://amzn.to/2zwBqSS

Cambridge - História da Medicina, de Roy Porter (2008) - https://amzn.to/38ZeyHN

Doenças que mudaram a história, de Guido Carlos Levi (2018) - https://amzn.to/33woA1R

A grande mortandade, de John Kelly (2011) - https://amzn.to/2vsqnZa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W