Curiosidades » Família real britânica

Antes de Camilla e Diana, Charles quase se casou com sua prima

Amanda Knatchbull recusou o pedido do Príncipe de Gales pois não queria se entregar ao "sistema" da realeza

Giovanna de Matteo Publicado em 21/11/2020, às 09h00 - Atualizado às 11h00

Amanda Knatchbull (À esq.) e seu primo Príncipe Charles (À dir.)
Amanda Knatchbull (À esq.) e seu primo Príncipe Charles (À dir.) - Divulgação/Youtube / Wikimedia Commons

Antes que a PrincesaDiana aparecesse na história e se tornasse a esposa real do Príncipe Charles, o herdeiro do trono teve outros encontros e romances, e chegou a pedir uma mulher em casamento.

A sortuda (ou nem tanto) é Amanda Knatchbull, e para a surpresa de todos, ela também tem um pouco do sangue real, pois é a prima de segundo grau do Príncipe de Gales. 

Charles, Príncipe de Gales/ Créditos: Getty Images

 

Essa revelação foi contada e divulgada pela primeira vez no novo livro do autor real Robert Lacey chamado Battle of Brothers. Segundo ele, Charles foi pressionado pelo seu tio-avô, Lord Mountbatten, a se aproximar de Amanda — que era sua neta — esperando que dessa relação saísse um casamento.

Apesar disso, o autor garante que o Príncipe gostava muito da moça, e que "com o passar dos anos, os dois primos se tornaram próximos, desenvolvendo um respeito mútuo e uma amizade que perduram até os dias de hoje".

Depois de um tempo mantendo essa proximidade que misturava amizade com um pouco de romance, Charles finalmente propôs o matrimônio à sua prima, no verão de 1979, pouco tempo antes de seu tio-avô, que tinha arranjado tudo, viesse a falecer em um atentado do IRA.

Amanda, no entanto, "de espírito independente, educadamente recusou", diz Lacey. Acontece que a jovem dama não estava disposta a perder toda sua liberdade para a realeza, e não queria que sua vida fosse rendida à esse "sistema" cheio de regras e ordens que a elite real propõe.

O autor do livro escreveu: "'A entrega de si mesmo a um sistema', explicou ela, foi tão absoluta quando se juntou à família real que envolveu uma perda de independência 'muito maior do que o matrimônio normalmente convida.'"

Acredita-se que a recusa de Knatchbull em se casar com o PríncipeCharles também teve teve um impacto na perspectiva dele sobre os casamentos reais, e apenas teria confirmado ainda mais a sua crença de que "se casar na Casa de Windsor era um sacrifício que ninguém deveria fazer", esclarece o autor JonathanDimbleby, o que também pode explicar os aparentes problemas de casamento do Príncipe com Diana.

Charles e Diana no dia da carimônia de casamento / Créditos: Getty Images

+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7