Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Antes tarde do que nunca: 5 filmes clássicos que ganharão continuação

De Gladiador a Indiana Jones; na onda retrô que vivemos, Hollywood se apoia na nostalgia para expandir algumas de suas produções icônicas

Vinícius Buono Publicado em 28/08/2019, às 12h00 - Atualizado às 12h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Russell Crowe como Maximus em Gladiador - Reprodução
Russell Crowe como Maximus em Gladiador - Reprodução

A indústria cinematográfica parece estar chegando a um consenso: o velho é melhor que o novo. Produções recheadas de referências aos anos 80/90, reboots, remakes... A nostalgia se tornou uma ótima fonte de dinheiro para Hollywood e cada vez mais clássicos são refeitos ou a ele são só adicionadas continuações.

Aqui, listamos cinco desses filmes que terão seus universos expandidos num futuro próximo.


Sherlock Holmes 3

Jude Law e Robert Downey Jr como Watson e Sherlock Holmes / Crédito: Reprodução

Em 2009, Robert Downey Jr. deu vida ao mais popular detetive do mundo, Sherlock Holmes. O filme coloca o famoso personagem de Arthur Conan Doyle como um excêntrico que, para colocar em prática suas exímias práticas de investigação, acaba se envolvendo em diversas brigas e confusões, invariavelmente arrastando seu parceiro Watson, vivido por Jude Law.

O filme foi um sucesso de bilheteria e uma sequência veio dois anos depois. Apesar de também ter tido bons números (e um final aberto), a última parte da trilogia não saiu do papel. Até agora. O terceiro filme da saga tem data prevista para 2021.


Matrix

Neo (Keanu Reeves) numa das cenas mais icônicas de Matrix. / Créditos: Reprodução

A franquia dirigida pelas irmãs Wachowski foi um sucesso estrondoso na virada do milênio. O primeiro filme, chamado apenas de Matrix, é amplamente discutido de acordo com suas implicações filosóficas como as relações com o Mito da Caverna, de Platão.

Dezesseis anos depois do último filme da série, Matrix Revolutions, a Warner Bros confirmou a continuação. Até agora, só uma das irmãs, Lana, está escalada como diretora, mas as presenças de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, nos papéis dos protagonistas Neo e Trinity, estão garantidas.


Indiana Jones

Harrison Ford como Indiana Jones. / Créditos: Reprodução

Criação de George Lucas e Steven Spielberg, a franquia, iniciada em 1981, possui quatro filmes e uma legião de fãs do arqueólogo de chapéu fedora e chicote, vivido por Harrison Ford, pelo mundo afora. 

Os três primeiros filmes foram lançados praticamente em sequência, com apenas oito anos entre o primeiro, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, em 1981, e o terceiro, A Última Cruzada, em 1989 (o segundo, O Templo da Perdição, é de 1984).

Depois disso, a série passou por um hiato de quase 20 anos até o lançamento do quarto, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, o que levou a piadas (inclusive no próprio filme) sobre a idade do personagem-título.

A quinta parte da saga estava prevista para julho de 2019, mas foi adiada para 2021. A Disney, responsável pela produção, não deu muitos detalhes, porém, sabe-se que novos roteiristas e escritores foram contratados para melhorar o roteiro. Harrison Ford, mesmo com 79 anos na data prevista, ainda dará vida ao protagonista.


A Paixão de Cristo 2

Jim Caviezel como Jesus em A Paixão de Cristo. / Créditos: Reprodução

Apesar das controvérsias acerca da violência exagerada e de acusações de antisemitismo, o filme de 2004, dirigido por Mel Gibson e estrelado por Jim Caviezel, ainda é a maior bilheteria para um filme para maiores de idade nos Estados Unidos.

O longa narra a história dos últimos dias de Jesus Cristo, desde o templo de Getsêmani até sua crucificação. A sequência terá como foco a Ressurreição de Jesus. Caviezel, que já confirmou seu retorno para interpretar o Filho de Deus, alegou que será o maior filme da história. Ainda não há previsão de estreia.


Gladiador 2

Joaquin Phoenix e Russell Crowe em Gladiador. / Créditos: Reprodução

Protagonizado por Russell Crowe, o filme sobre Maximus, gladiador romano, venceu o Oscar tanto de melhor filme quanto de melhor ator no início do milênio. Tanto Crowe quanto o diretor Ridley Scott pensaram em maneiras de fazer uma sequência, mas as ideias nunca saíram do papel.

O segundo filme contará a história de Lucius, filho de Lucilla e sobrinho do vilão Commodus, e como ele foi influenciado pelas ações de Maximus no primeiro longa. Segundo os diretores, ele se passará por volta de 30 anos depois dos fatos ocorridos no original. 

Scott disse que ainda não se sabe se Crowe voltará como Maximus, mesmo o ator tendo tentado reviver o personagem por diversas vezes desde que o primeiro filme foi lançado.