Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Apaixonado pela pátria: O príncipe brasileiro que morreu durante a Primeira Guerra

Nascido em Paris, Antônio de Orléans-Braganza era o terceiro filho da Princesa Isabel e serviu na Marinha Real Britânica durante o conflito mundial

Pamela Malva Publicado em 08/03/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura representando Antônio Gastão de Orléans-Braganza - Wikimedia Commons
Pintura representando Antônio Gastão de Orléans-Braganza - Wikimedia Commons

Uma vez casada com Conde d’Eu, a Princesa Isabel teve três filhos. O último deles, nascido em Paris, foi Antônio Gastão de Orléans-Braganza. Apelidado de Totó, o jovem era destemido e amava suas duas nações.

Logo depois da Proclamação da República brasileira, em 1889, Dom Pedro II, o avô de Antônio, foi deposto e a Família Imperial foi exilada na Europa. Eles viveram com certa tranquilidade até a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Princesa Isabel, Conde d'Eu e seus três filhos / Crédito: Wikimedia Commons

Durante o conflito, Antônio quis defender a França, mas foi impedido por uma lei que proibia membros da realeza francesa a servir nas forças armadas. Assim, ele se alistou na Marinha Real Britânica e serviu ao lado de britânicos como piloto de aviões.

O príncipe brasileiro passou pela batalha sem ferimentos e sobreviveu à guerra. Pouco antes de voltar para casa, entretanto, o nobre não teve tanta sorte: morreu em um desastre aéreo. Seu avião caiu perto de Londres, enquanto fazia uma manobra militar cotidiana.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Pedro II – A história não contada, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/3aAxcqI

Princesa Isabel do Brasil, de Roderick J. Barman (2005) - https://amzn.to/39ui3a1

Retratos do Império e do Exilio, de Vários Autores (2011) - https://amzn.to/2uZ2Mz2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.