Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Escócia

Artefato raro: A garrafa de whisky que sobreviveu a um naufrágio de 80 anos

O objeto foi preservado de maneira impressionante, mesmo após décadas no fundo do oceano

Alana Sousa Publicado em 31/10/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de um copo de whisky - Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de um copo de whisky - Pixabay

O naufrágio de 5 de fevereiro de 1941 levou para o fundo do oceano centenas de artefatos, como 28 mil caixas de whisky, remédios, algodões e cédulas jamaicanas. Apesar de toda a tripulação do navio Politician SS ter sobrevivido, a carga foi deixada para trás, sendo que alguns itens foram saqueados no momento em que a embarcação afundava.

O barco ficou encalhado na costa das Hébridas Exteriores da Escócia, o arquipélago no noroeste da Escócia, enquanto se dirigia para lugares como Kingston, Jamaica e Nova Orleans, durante a Segunda Guerra Mundial.

Até 1987, nenhum item do Politician — construído em 1929 — havia sido recuperado em bom estado de conservação, até que, o mergulhador George Currie encontrou uma garrafa de whisky intacta. O achado era inacreditável, como um pote de vidro poderia ter sido preservado em meio aos destroços durante 46 anos embaixo d’água?

Politician SS / Crédito: Wikimedia Commons

A garrafa de 80 anos

A equipe de Currie havia sido contratada para fazer alguns reparos subaquáticos, quando o homem localizou a relíquia. Apesar disso, o naufrágio só foi encontrado em 2013. Por mais de duas décadas a garrafa permaneceu em posse de George, que não sabia exatamente o que deveria fazer com o objeto.

No ano da descoberta dos restos do navio, dois whiskys foram leiloadas por pouco mais de 90 mil reais. Porém, elas não estavam na mesma condição do achado de Currie. Mesmo sendo bem raro o leilão de garrafas antigas da bebida, o artefato de 79 anos também foi dado a Grand Whisky Auction para ser colocado à venda.

[Colocar ALT]
A garrafa de quase 80 anos / Crédito: Grand Whisky Auction

“É raro recuperar uma garrafa dos destroços que não tenha sido destruída pelas marés e pelo passar do tempo", Jane Manson, diretora do Grand Whisky Auction. “É um pedaço impressionante da história do whisky”.

Até agosto de 2020, o item estava disponível para o público, por um valor mínimo de 70 mil reais. O leilão descreve como “um engarrafamento muito excitante e raro, onde você tem a chance de possuir um pedaço da história do whisky! A garrafa vem de um dos naufrágios mais famosos da história”. Tijolos levados na embarcação e um capacete de mergulho também integram o pacote leiloado.

Ao longo dos anos, o navio inspirou um livro e dois filmes, intitulados Whisky Galore!, sendo que o primeiro foi lançado em 1949, e o remake, em 2016. A trama acompanha escoceses que precisam saquear um navio atracado para repor o estoque de álcool da ilha.

“Todo mundo no mundo do uísque está bem ciente da importância do Politician SS, por isso sua história foi adaptada para o cinema duas vezes. O uísque a bordo variava entre Gilbey's, Ballantine's, VAT 69 e muito mais", conta a casa de leilão em comunicado para a imprensa.

Apesar do alto valor da venda e da intensa competição para adquirir a histórica garrafa, o whisky não é indicado para o consumo humano. Por fim, quem conseguir adquirir o produto terá que deixar o artefato como um raro enfeite na prateleira.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio das obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W