Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

As Meninas: Veja quem são as pessoas retratadas na obra de Velázquez

Uma das pinturas mais famosas do artista brinca com perspectivas e retrata o núcleo real da Espanha

Caio Tortamano Publicado em 20/08/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As Meninas (1656), de Diego Velázquez - Wikimedia Commons
As Meninas (1656), de Diego Velázquez - Wikimedia Commons

Uma das obras mais impressionantes do pintor espanhol Velázquez captura uma cena cotidiana de uma família nobre da Espanha, todavia, impressionante é a perspectiva utilizada pelo artista ao retratar a cena. O observador não sabe exatamente para o que está olhando, se é um quadro propriamente, um reflexo, ou mesmo uma obra fantasiosa.

Fato são as figuras apresentadas na obra, membros da família do rei Felipe IV, tanto que o nome original da obra de 1656 era, justamente, A Família de Felipe IV, mas ficou conhecido oficialmente como As Meninas (Las Meninas), muito por conta dos personagens envolvidas no quadro.

Em sua obra mais famosa, Velázquez aparece em seu local de trabalho, e com a mão na massa. O jogo de esconde-esconde que o quadro propõe mostra o verdadeiro objeto da pintura, o casal real, retratado no espelho, no fundo da tela.

O artista olha diretamente para o espectador e se transforma em protagonista. Mas o centro das atenções é a pequena garota (que não é a menina), a infanta Margarida Teresa de Habsburgo. O primeiro nome da pintura, a propósito, era A Família de Felipe IV.

Saiba quem são as pessoas retratadas em uma das obras mais famosas da História.

1. Princesa Margarita

A parte que mais chama atenção do quadro é, sem dúvidas, a garotinha loira ao centro dele, melhor iluminada do que o resto da cena. Essa criança é a infanta Margarita Maria Teresa de Áustria, quarta filha do rei Felipe, mas a primogênita de sua segunda esposa, Mariana de Áustria.

Infanta Margarita / Crédito: Wikimedia Commons

Na pintura, ela aparenta ter cinco anos de idade se levado em consideração a data de seu nascimento e a do quadro. Curiosamente, é a figura da família que mais vezes foi pintada por Velázquez, sendo retratada a primeira vez com menos de dois anos de idade. Acabou falecendo com 21 anos de idade, em 1673, em decorrência de bronquite.

2. Damas de companhia da princesa

Ao lado esquerdo da princesa, o artista registrou Dona Maria Agustina Sarmiento de Sotomayor, e à direita Dona Isabel de Velasco. As duas eram acompanhantes da jovem princesa, que estavam ao seu lado o dia todo como cargo oficial. Isabel aparece fazendo uma espécie de reverência, puxando a saia para os lados, enquanto Maria se reclina frente a garota, que representa a realeza.

À frente do quadro, está a figura de uma menina com nanismo. Ela se chamava Mari-Bárbola, e também servia como acompanhante da princesa, tendo servido em tal função desde que tinha chegado ao palácio, em 1651. Ao seu lado esquerdo, próximo a janela, está o único menino, Nicolasito Pertusato, que encosta no cachorro com o pé esquerdo, em descontração. 

As Meninas (1656), de Diego Velázquez / Crédito: Wikimedia Commons

Atrás da princesa estão dois adultos, uma mulher que conversa com o homem — este, praticamente, encoberto pela sombra no aposento. A mulher, que, apesar de parecer uma freira, está utilizando um véu de viúva, se chama Dona Marcela de Ulloa e trabalhava como camareira dos aposentos da princesa. O homem com quem fala, entretanto, não teve a identidade conhecida até hoje.

3. O pintor

De maneira metalinguística, Velázquez aparece na composição sem discrição nenhuma, aparecendo de pé, à esquerda do quadro. O espanhol está olhando para o espectador com pincel e tinta em mãos, mostrando que estava pronto para pintar o quadro.

O pintor Velázquez se incluiu no quadro / Crédito: Wikimedia Commons

Ele carrega uma cruz vermelha no peito da Ordem de Santiago, da qual recebeu somente três anos depois de ter pintado o quadro. Historiadores supõem que a inclusão póstuma dessa cruz vermelha tenha se dado com a morte de Velázquez, por ordem do próprio Felipe.

4. Camareiro

Uma das figuras que mais chamam atenção está bem ao fundo da imagem, em meio a uma escada olhando diretamente para quem se depara com a obra. Don José Nieto Velázquez é o camareiro da rainha, mãe de Margarita, além de cuidar de toda a oficina de tapeçaria do palácio. Ele é um dos pontos mais interessantes do quadro, justamente por ser uma fonte de luz ao fim da sala, que direciona nosso olhar para aquele ponto. 

5. Os reis

Por mais que não sejam apresentados de maneira explícita, no reflexo de um espelho, à esquerda da porta, é possível ver o rei Felipe IV e sua esposa, a rainha Mariana. Essa seria a suposta imagem presente na tela em que Velázquez pinta em sua tela.

Portanto, a perspectiva que acompanhamos não seria do próprio pintor — como era o costume em pinturas de cenas reais — mas sim a dos reis, que observavam as ações na sala em que estavam sendo pintados.

À esquerda o reflexo dos reis presente no quadro, à direita, representações dos dois / Crédito: Wikimedia Commons

A presença de José indica que a rainha estaria de saída — por isso estava abrindo a porta —, tanto que as damas de companhia da princesa Margarita estão todas fazendo reverências para ela, como quem está se despedindo.


+Saiba mais sobre a arte por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Tudo sobre arte, de Stephen Farthing e Richard Cork (2018) - https://amzn.to/3fEy6FY

A História da Arte, de Gombrich (2000) - https://amzn.to/2A1SsIG

O livro da arte, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/3cdUjIR

História Ilustrada da Arte, de Ian Chilvers (2014) - https://amzn.to/2WDgHEF

Breve história da Arte: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas, de Susie Hodge (2018) - https://amzn.to/3fEykwO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W