Curiosidades » Personagem

Baleado, sequestrado e picado por uma cobra: a insana jornada do papagaio Freddy Krueger

Após dias perdido, a ave retornou misteriosamente para casa, mas esse foi só mais um dos insólitos episódios de sua vida

Fabio Previdelli Publicado em 12/04/2020, às 13h00

Freddy Krueger, o papagaio
Freddy Krueger, o papagaio - Divulgação

Ao longo da história, diversos personagens ficaram marcados por suas incríveis jornadas de superação e intempéries. Alguns sobreviveram a tragédias, outros passaram por momentos extremos e há até mesmo aqueles que pareciam perdidos até encontrarem uma luz no fim do túnel que mudou para sempre a suas vidas.

Porém, poucos deles foram capazes de juntar essas três situações e permanecerem vivos para que sua trajetória fosse contada. É o caso de Freddy Krueger, o ilustre papagaio do zoológico de Cascavel, no Paraná.

A história de Freddy começa quando o pássaro não tinha essa alcunha e era só mais um jovem e gracioso papagaio-verde — da espécie Amazona aestiva. A ave foi resgatada pela polícia paranaense após uma louca e intensa troca de tiros com um traficante, que tinha no pássaro seu ponto de lucidez.

Na ocasião, o papagaio foi alvejado na região do bico superior por uma bala perdida. Resistente, sobreviveu, mas o episódio lhe rendeu uma deformidade na área, além disso, Freddy ficou cego e as penas que nasciam entre os olhos ficaram queimadas. Assim, sua aparência foi comparada com a do clássico personagem dos filmes de terror.

Logo, Freddy estava recuperado e ganhou uma nova casa: o zoológico da cidade, que possui uma área de 18 mil metros quadrados e abriga cerca de 340 animais. Por se um pouco mais arisco, o papagaio ganhou uma área própria e não recebe visitantes.

Apesar da condição, o bicho consegue levar uma vida considerada normal. Embora não consiga descascar sementes, a ave consegue comer frutas e ração sem nenhuma dificuldade. “Ele tem saúde de ferro”, diz Ilair Dettoni, veterinário e diretor do espaço.

O papagaio Freddy Kruger / Crédito: Divulgação

 

Outro episódio marcante na vida do papagaio foi quando ele supostamente foi picado por uma pequena cobra não peçonhenta. A única certeza é de que o bicho se recuperava de um ferimento na perna quando foi sequestrado de dentro do zoológico.

A ação aconteceu em abril do ano passado. Na ocasião, três pessoas, sendo que ao menos uma estava armada, entraram no zoo e roubaram Freddy, um outro papagaio e um botijão de gás.

O ato criminoso passou por investigações, mas o reconhecimento dos responsáveis ficou praticamente impossível por conta do local não ter um circuito interno de câmeras. A segurança do parque é feita pela Secretaria Municipal de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade, que disponibiliza cerca de dez profissionais. Entretanto, na noite do roubo, alguns deles estavam ausentes por problemas de saúde. Ao invés de três guardas, somente um estava de serviço.

Porém, o bom filho à casa torna, e dois dias depois de ser levado, Freddy estava de volta. O papagaio foi visto perambulando perto de sua jaula, na área ambulatorial. Dettoni diz que gotas de sangue foram vistas no chão, logo abaixo da ave. O veterinário acredita que o bicho possivelmente bicou um dos bandidos. “Ele é muito vida louca”, diz.

Não se sabe se a ave escapou ou se foi devolvida pelos bandidos — afinal, suas peculiaridades facilitariam a identificação dos criminosos. “Não sei se o Freddy é muito azarado ou se é muito sortudo”, brinca Ilair.

O segundo papagaio não foi encontrado, assim como o botijão de gás. Mas Freddy já está preparado caso precise dar voos maiores.


++ Para saber mais sobre papagaios:

Aves do Brasil. Mata Atlântica do Sudeste, de vários autores (2015) - https://amzn.to/32AVhL3

Curso Truques Avancados para Papagaios, de Geildo Ribeiro (ebook) - https://amzn.to/2wdO6wp

Novo Guia dos Papagaios, de David Alderton (2001) - https://amzn.to/2wbWyfu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W