Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Biografia conta a trajetória de Caio Prado Júnior, um dos maiores historiadores do Brasil

'Caio Prado Júnior – Uma Biografia Política', de Luiz Bernardo Pericás, resgata a trajetória do intelectual

Redação Publicado em 24/07/2021, às 18h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caio Prado Júnior – Uma Biografia Política, de Luiz Bernardo Pericás (2016) - Divulgação / Boitempo
Caio Prado Júnior – Uma Biografia Política, de Luiz Bernardo Pericás (2016) - Divulgação / Boitempo

Um comunista nato. Um denunciador das estruturas sociais opressoras na formação do país. Um agente da história de seu tempo. É como Luiz Bernardo Pericás retrata um dos maiores historiadores do Brasil, em seu livro 'Caio Prado Júnior – Uma Biografia Política'.

A biografia é sobre um ser político. Jovem e oriundo de família aristocrática, Caio filiou-se ao Partido Comunista. Advogado, lutou pela libertação de presos políticos. Pioneiro, introduziu estudos aprofundados de Karl Marx no Brasil e viajou a países socialistas. Era geógrafo, filósofo, considerado economista e sociólogo.

Na obra, Pericás propõe descortinar fatos da vida de Caio Prado Júnior no contexto histórico do Brasil e do mundo na época. É mencionado como “desbravador dos estudos sociais brasileiros”.

Sua morte, em 1990, gerou pouca repercussão. Os fatos do mundo apontavam para o oposto do que ele denunciava sobre o neoliberalismo. No entanto, não demoraria muito para que o capitalismo enfrentasse uma severa crise mundial e uma “onda vermelha” tomasse conta de países da América Latina. Enquanto isso, o Brasil não deixaria de ser uma colônia, priorizando o mercado externo e preterindo seus trabalhadores.

Confira um trecho da obra disponível na Amazon: 

A trajetória de Caio Prado Júnior se confunde com a do Brasil do século 20. Como importante personagem de nosso país, muito já se escreveu sobre ele. Ainda assim, vários aspectos de sua vida e de seu pensamento foram pouco explorados ou discutidos. Detalhes de suas relações políticas, leituras, viagens aos países socialistas e avaliações sobre alguns temas candentes de sua época permanecem desconhecidos do grande público. A biografia política escrita por Luiz Bernardo Pericás, um estudo de fôlego sobre intelectual paulista, vem a suprir essa lacuna.  


+Saiba mais sobre a obra citada acima por meio da Amazon:

Caio Prado Júnior – Uma Biografia Política, de Luiz Bernardo Pericás (2016) - https://amzn.to/3eSfR0T

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W