Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Primeira Guerra

O que o Brasil fez na Primeira Guerra Mundial?

Há 102 anos, o Brasil declarava guerra às potências centrais. Entenda o que veio depois disso

Rodrigo Cavalcante Publicado em 26/10/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Em julho de 1914, quando teve início a chamada Grande Guerra (na época, ninguém imaginava que haveria uma segunda), o Brasil preferiu manter a neutralidade. Com o tempo, o governo brasileiro foi criticado por movimentos como a Liga de Defesa Nacional, criada em 1916 e presidida por Ruy Barbosa, que defendia o engajamento do país no conflito ao lado de Inglaterra, França e Rússia.

Mas, como havia políticos no Congresso simpáticos à Alemanha, ao Império Austro-Húngaro e à Itália, o governo manteve a preferência por permanecer neutro no conflito.

Somente em outubro de 1917, três anos após o início da guerra – e seis meses depois de os Estados Unidos ingressarem nela –, o Brasil declarou guerra à Alemanha. A decisão do governo Venceslau Brás (1914-1918) foi uma resposta ao afundamento de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães. Os ataques haviam ocorrido no começo do ano.

Declaração direta

Em abril de 1917, o vapor brasileiro Paraná foi torpedeado. O navio Tijuca foi atacado no mês seguinte. O governo brasileiro rompeu relações diplomáticas com o bloco germânico, confiscando 42 navios alemães que estavam em portos brasileiros.

A declaração direta de guerra, porém, veio só em 26 de outubro, três dias após o ataque ao terceiro barco brasileiro, o cargueiro Macau, pelo submarino alemão U-93 perto da costa da Espanha. Como o navio foi capturado e o comandante feito prisioneiro, uma imensa pressão popular obrigou o governo a tornar o Brasil o único país da América Latina a declarar guerra à aliança germânica.

Na prática, a participação do país se deu com o envio de médicos e aviadores à Europa e com a cooperação com os ingleses na patrulha do Atlântico Sul. O principal ataque que o Brasil sofreu na guerra, contudo, não veio do front inimigo.

Antes de chegar à Europa, no Atlântico, a gripe espanhola dizimou boa parte da tripulação dos navios enviados para lá: 176 pessoas foram mortas com o vírus – e nenhuma morreu em batalha.

Após a guerra, o Brasil foi convidado à Conferência de Paz que culminou com o Tratado de Versalhes, em 1919, e obteve vantagens: autorização para ficar com os navios alemães aprisionados e a devolução de depósitos bancários retidos desde 1914 na Alemanha, referentes à venda de 2 milhões de sacas de café.


Saiba mais sobre a Primeira Guerra através das obras abaixo.

O Brasil na Primeira Guerra Mundial: A longa travessia, Carlos Daroz, 2016

Link - https://amzn.to/2BHiZc7

A Primeira Guerra Mundial: Os 1.590 dias que transformaram o mundo, Martin Gilbert, 2017

Link - https://amzn.to/32WI0Mt

A Primeira Guerra Mundial, Margaret MacMillan, 2014

Link - https://amzn.to/2qKbq22

O tratado de Versalhes: A paz depois da Primeira Guerra Mundial, Harold Nicolson, 2014

Link - https://amzn.to/2qK7T3K

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.