Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bridgerton

Bridgerton: Veja o castelo real do século 12 usado na nova temporada

Na nova fase de Bridgerton, um castelo real de mais de 900 anos foi utilizado como cenário de uma cena emocionante; conheça o local!

Colin e Penelope em 'Bridgerton' e o Castelo Grimsthorpe - Divulgação / Netflix e Reprodução / Castelo Grimsthorpe
Colin e Penelope em 'Bridgerton' e o Castelo Grimsthorpe - Divulgação / Netflix e Reprodução / Castelo Grimsthorpe

A sociedade londrina ganha vida mais uma vez com a tão aguardada 3ª temporada de ‘Bridgerton’! Prepare-se para se encantar com novos romances, dramas intensos e, claro, paisagens de tirar o fôlego que transportam o público para a Inglaterra do século 19.

A cidade georgiana de Bath serve como pano de fundo para grande parte da série, e com razão, já que as ruas de paralelepípedos e a arquitetura palaciana criam uma atmosfera autêntica da era da Regência. Diversos pontos turísticos da cidade serviram como locações, incluindo o Royal Crescent, o Holburne Museum e o Sydney Gardens.

O Castelo Grimsthorpe sendo usado como cenário - Reprodução / Castelo Grimsthorpe

Mas, um local que ganhou destaque nessa nova fase da série é um castelo que existe na vida real, ou seja, não faz parte de uma locação montada. O Castelo de Grimsthorpe, em Lincolnshire, na Inglaterra, se tornou a “residência” de um novo personagem na produção. Conheça o local!

Castelo de Grimsthorpe

Em Bridgerton, o castelo próximo a Bourne foi utilizado como residência de um novo personagem chamado Lord Hawkins. Ele é um entusiasta da ciência que aparece no episódio 3, onde demonstra um balão em uma feira e organiza um baile com o tema de "inovações". É nesse baile que o casal protagonista tem um de seus momentos mais emocionantes e tensos da série.

O Castelo Grimsthorpe é a obra-prima final de Sir John Vanbrugh, o arquiteto responsável pelo Palácio de Blenheim e pelo Castelo Howard. Com data indefinida de construção, estima-se que seja do século 12, iniciado por Gilbert de Gant, conde de Lincoln, que foi uma figura importante durante a Anarquia.

Em 1516, foi presenteado pelo rei Henrique VIII a William, o 11º Barão Willoughby de Eresby, permanecendo na família desde então. O castelo está aberto ao público de abril a setembro.

Entretanto, 'Bridgerton' não foi a primeira série a utilizar o local como set de filmagens. A construção já foi exibida na minissérie de TV intitulada ‘The Buccaneers’ e como um castelo francês no drama da Sky Atlantic, ‘Mary & George’, que também foi lançado no início deste ano.

Processo de filmagens

Em entrevista ao portal My Local, a líder de acesso público do castelo, Lucie VonCarthy, contou alguns bastidores das filmagens dessas novas produções e como foi emocionante para a equipe toda essa comoção.

Ela informou que o Vanbrugh Hall foi utilizado como salão de baile durante as filmagens e que as equipes precisaram instalar um piso falso para proteger o chão original.

Interior do castelo já modificado para 'Bridgerton' - Reprodução / Castelo Grimsthorpe

“Eu já era fã de 'Bridgerton', então quando eles ligaram fiz tudo que estava ao meu alcance para trazê-los aqui”, disse ela.

Para dar vida às cenas da nova temporada, o Castelo de Grimsthorpe precisou se afastar temporariamente de seus visitantes. Durante cerca de uma semana, as portas se fecharam para permitir que as equipes de filmagem transformassem o local em um cenário grandioso e autêntico da época.

Foi incrível e uma oportunidade fantástica e nos sentimos muito gratos por fazer parte disso”, disse Lucie. “Normalmente, organizamos visitas de grupo e passeios de ônibus, inclusive para grupos de institutos femininos, e então, de repente, tínhamos 200 pessoas circulando por aí”.

“Ao conversar com outras casas que hospedaram 'Bridgerton', esperamos que isso aumente os números e também traga um grupo demográfico diferente”.

Modificações no local

Para realizar as gravações de ‘Mary & George’, Lucie revelou que algumas mudanças foram feitas no local.  Nas poucas salas utilizadas para as filmagens, o Castelo Grimsthorpe se desfez de sua identidade original, assumindo um novo semblante. A Sala de Estar do Estado, por exemplo, se banhou em um azul vibrante, ganhando um destaque especial que a câmera soube captar com maestria.

O local ficou fechado para visitações - Reprodução / Castelo Grimsthorpe

A equipe de filmagem, com seus talentos e recursos, moldou os espaços do castelo, transformando-os em cenários dignos da história que se pretendia contar. Cada sala, cada detalhe, recebeu atenção e cuidado para que a ambientação fosse perfeita e transportasse o público para a época retratada.

“Tivemos até que remover móveis de quatro salas imponentes diferentes, o que nunca fizemos antes, e tivemos que contratar uma empresa para fazer isso”, contou VonCarthy. “É bastante assustador o quanto foi gasto nisso. Tivemos que fazer todos esses reconhecimentos com eles e colocar estofamento nos móveis e depois que as filmagens começaram foi muito divertido, principalmente para nossos guias turísticos”.

A nova temporada de ‘Bridgerton’ já conta com 4 episódios novos disponíveis. A segunda parte da produção chega ao catálogo da plataforma de streaming em 13 de junho. Confira o trailer da primeira parte abaixo: