Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Guerras

Cadáveres, ratos e miséria: 8 curiosidades sobre a vida nas trincheiras

Durante os anos da guerra, viver nas trincheiras tornou-se uma mistura de miséria, horror e coragem

Redação Publicado em 13/09/2020, às 09h00 - Atualizado em 11/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do famoso longa 1917 (2019) - Divulgação/Universal Studios
Cena do famoso longa 1917 (2019) - Divulgação/Universal Studios

Retrato mais bem acabado da Primeira Guerra (1914-1918), as linhas de trincheiras surgiram em setembro de 1914, quando os alemães, que haviam invadido a França, foram barrados perto de Paris.

Decididos a não retroceder nenhum palmo de território conquistado, eles iniciaram a construção das valas ao longo de toda a frente de combate. Vendo os alemães fortificarem-se, os aliados também cavaram seus próprios abrigos.

Em poucos meses, as linhas de trincheiras estenderam-se da Suíça até o litoral norte da França, por mais de 600 quilômetros. Foi então que começou um longo impasse.

Os dois lados tentavam quebrar a guarda do oponente com ataques e contra-ataques em massa. Ficavam separados por uma faixa de lama de menos de 300 metros, a “terra de ninguém”. 

Pensando nisso, separamos oito curiosidades sobre a vida nas antigas trincheiras.

1. Labirinto

As trincheiras normalmente tinham 2,30 metros de profundidade por 2 metros de largura. Eram revestidas por sacos de areia para amortecer as balas e estilhaços. Se o inimigo tomasse a primeira linha, os defensores recuavam para outras, construídas em forma de labirinto.

2. Paredes de arame

Uma antiga trincheira /Crédito: Divulgação

Para retardar os ataques, uma selva de arame farpado, com até 30 metros de largura, era instalada à frente das trincheiras. Enquanto os soldados lutavam para cruzar o emaranhado de fios, eram vítimas fácies de atiradores inimigos.

3. Armas químicas

Os exércitos utilizaram mais de 100 mil toneladas de gás durante a guerra. Essa arma foi responsável por 90 mil soldados mortos e cerca de 1,2 milhão enfermos. Alguns soldados preferiram saltar para fora e serem fuzilados a enfrentar a nuvem de gás mostarda acumulada nos buracos.

4. A metralhadora

Durante a Primeira Guerra a metralhadora foi usada em larga escala, mudando drasticamente a forma de lutar. Disparando até 600 tiros por minuto, vitimava batalhões inteiros até que todos se dessem conta de como elas eram letais.

5. Ataque fulminante

Os primeiros ataques, chamados de “fogo de barragem”, consistiam em enormes descargas de artilharia de grosso calibre, algumas com quase 2 milhões de projéteis em poucos dias. O resultado era sempre desolador: o solo atingido tornava-se uma mistura de terra revolvida, cadáveres e lama.

6. Cercados pela morte

Soldados na linha de combate /Crédito: Divulgação

Além dos gritos e gemidos dos feridos, os soldados tinham de conviver com o funesto chiado de cadáveres, que expeliam gás por meio de arrotos e assobios. Também não dormiam, sob o risco de serem atacados pelos ratos.

7. Tocaia

Munidos de rifles, com miras telescópicas, os atiradores, chamados de snipers, ficavam horas de tocaia, à espera de algum soldado incauto colocasse a cabeça para fora da trincheira inimiga. Quase sempre, a vítima era abatida com apenas um tiro.

8. Plantações de bombas

As tropas cavavam longos túneis em direção às trincheiras adversárias. Uma vez embaixo do inimigo, forravam o túnel com explosivos, matando milhares de adversários de uma vez e abrindo caminho para um ataque.


++Saiba mais sobre a Primeira Guerra Mundial através de importantes obras disponíveis na Amazon Brasil

Era dos extremos: O breve século XX, de Eric Hobsbawm - https://amzn.to/2Z2EAWY

A Primeira Guerra Mundial: Os 1.590 dias que transformaram o mundo, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/38NubDc

Box 1914-1918: a história da Primeira Guerra Mundial, de David Stevenson - https://amzn.to/36N1vbx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W