Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Inglaterra

Coroa disputada: Camilla, esposa do Príncipe Charles, poderá ganhar o título de Rainha da Inglaterra?

Pivô da separação de Diana e o filho de Elizabeth II, a Duquesa de Cornwall está inserida na constituição britânica, mas afinal: ela substituirá a monarca que está há mais de seis décadas no poder?

Pamela Malva Publicado em 05/02/2021, às 11h00 - Atualizado às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Camilla Rosamaria Shand - Wikimedia Commons
Fotografia de Camilla Rosamaria Shand - Wikimedia Commons

No início da década de 1970, Príncipe Charles, o herdeiro do trono da Inglaterra, conheceu uma das mulheres mais encantadoras que ele já vira. Com cabelos finos e um olhar terno, Camilla Rosamaria Shand chamava atenção por onde passava.

Apaixonados, então, os dois começaram um relacionamento que não foi bem visto pela nobreza britânica. A Rainha da Inglaterra, por exemplo, esperava que seu filho se casasse com uma dama diretamente ligada à aristocracia inglesa.

Dessa forma, o casal proibido manteve o namoro entre quatro paredes, escondendo o romance da melhor forma possível. O tão esperado pedido de casamento, é claro, não veio e Charles subiu no altar com a amada Princesa Diana, em 1981.

Camilla em evento real / Crédito: Wikimedia Commons

Cortina de fumaça

Apesar de adorados pelo povo inglês, Charles e Diana tinham alguns problemas pessoais e a relação não ia tão bem quanto a corte gostaria que fosse. Gentil e carismática, Lady Di não gostava nem um pouco da vida no palácio britânico.

Tudo piorou quando a duquesa descobriu que o antigo relacionamento entre Charles e Camilla sobreviveu ao casamento. Em meados dos anos 1990, então, ficou claro para Diana que a traição era constante e ela pediu um divórcio.

O povo inglês sentiu o impacto da separação com força. De um lado, a amada Diana, mãe de William e Harry. Do outro, a misteriosa Camilla que, até então, era conhecida apenas pelo caso adúltero com o Príncipe Charles.

Camilla e Príncipe Charles em evento real / Crédito: Wikimedia Commons

Anéis e buquês

Uma vez divorciado, o herdeiro inglês viu o caminho livre para dar continuidade ao seu tão querido namoro. Ele e Camilla finalmente poderiam ficar juntos, sem maiores interrupções ou oposições da coroa.

O casamento, então, foi anunciado em 10 de fevereiro de 2005. Mais tarde, em abril daquele ano, o casal trocou as alianças em uma cerimônia civil, no Castelo de Windsor. Daquele dia em diante, Camilla ficou conhecida como a Duquesa de Cornwall.

Camilla Rosamaria Shand em 2005 / Crédito: Wikimedia Commons

Contratos e coroas

Logo que se casou com Príncipe Charles, Camilla tornou-se uma das sucessoras da Rainha da Inglaterra ao título de Princesa Consorte. Assim, quando a amada Elizabeth II falecer, ela deverá assumir o título, ao lado de seu esposo.

Na realidade, Camilla deveria assumir o título de rainha consorte. Como assim, Aventuras na História? 

Segundo as leis britânicas, apenas monarcas homens concedem o título para as esposas, tornando-as rainhas. Então, de acordo com essa lógica, Camilla Parker-Bowles, esposa do Príncipe Charles, o primeiro na linha de sucessão, se tornaria rainha consorte assim que Elizabeth morrer e o marido assumir o trono.

Contudo, diante da reputação da mulher de Charles, ela não assumiria o título. Optando apenas por Princesa Consorte (assim como o marido de Elizabeth II). 

Ainda que seja conhecida como Duquesa de Cornwall, Camilla é, pela lei britânica, a atual Princesa de Gales. Casada com o príncipe herdeiro, então, ela tem o direito ao título inglês reservado pela constituição do país.

Príncipe Charles e Camilla durante visita real na Jamaica / Crédito: Wikimedia Commons

Linha de sucessão

Hoje bastante adorada pelo povo britânico — que demonstrou certa resistência em aceitar o relacionamento adúltero —, a duquesa só não usa seu título real em respeito à antiga princesa. Lady Di, afinal, era uma das nobres preferidas da Inglaterra.

Segundo especialistas da Família Real, apenas uma lei muito específica poderia representar uma mudança expressiva na linha de sucessão britânica. Dessa forma, apenas uma alteração na constituição poderia tirar o título das mãos de Camilla.

Como, por diversos motivos, uma modificação tão drástica não é esperada na legislação da Inglaterra, o mais provável é que, um dia, Príncipe Charles e Camilla realmente assumam o trono. Assim, finalmente, a Duquesa de Cornwall passaria a ser conhecida como Princesa Consorte.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W