Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Há 27 anos, Carlos, o Chacal, era preso em uma operação inusitada

Responsável por diversas ações contra importantes políticos, o assassino foi detido enquanto passava por uma cirurgia urgente

Caio Tortamano Publicado em 09/12/2019, às 10h53 - Atualizado em 15/08/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Na imagem, Carlos, o Chacal - Domínio Público
Na imagem, Carlos, o Chacal - Domínio Público

O matador particular Ilich Ramírez Sánchez, mais conhecido como Carlos, o Chacal, foi responsável por diversos crimes cometidos entre as décadas de 1970 e 1980, que envolviam sequestro de autoridades e atentados em diversos países da Europa. Sua prisão, ocorrida há 27 anos, contudo, é uma das partes mais inusitadas de sua trajetória.

O nome do criminoso era uma homenagem a Lenin, cujo verdadeiro nome era Vladimir Ilyich Ulyanov. Herdeiro de um advogado comunista, nasceu e cresceu na Venezuela, mudando-se para o Líbano em 1970, para integrar à Frente Popular pela Libertação da Palestina, onde recebeu o apelido de Carlos por sua origem latina.

Seu ato drástico foi um ataque à sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, na Áustria, em 1975. Mais de 40 reféns foram feitos, incluindo ministros e importantes políticos levando à morte de 3 pessoas durante a ação.

A sua lista de crimes aumentou em 1982, quando realizou um ataque à bomba em um trem francês, ferindo 77 pessoas e matando 5, também atacando o consulado francês em Berlim Ocidental, deixando um morto e 22 feridos.

Dessa maneira, Chacal se tornou uma das figuras mais procuradas pelos órgãos de inteligência, que tentavam de toda maneira encontrar o homem que constantemente passava por cirurgias plásticas para enganar a polícia.

Com o comunismo perdendo força pós Guerra Fria, Chacal acabou perdendo o apoio que tanto precisava para continuar escondido. Cada vez menos países estavam interessados em refugiar o terrorista, que conseguiu um lugar no Sudão.

Ele não esperava, contudo, que seria preso de uma forma tão inusitada. Enquanto ele se escondia no país, o governo sudanês fez um acordo em segredo com órgãos de inteligência americanos e franceses para organizar sua captura.

Foi depois de um sério problema em seu testículo, então, que o assassino acabou sendo levado às pressas para um hospital em Cartum, capital do Sudão. Para a cirurgia, era necessário que o homem fosse completamente sedado.

Em seguida, foi devidamente operado, amarrado e enviado de avião por agentes franceses para Paris, em 14 de agosto de 1994. Desmaiando durante o trajeto, especificamente em Cartum, acabou acordando em uma prisão em Paris. Hoje, aos 71 anos, Chacal já foi condenado à prisão perpétua três vezes, em 1997, 2011 e 2017.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

O dia do Chacal, de Frederick Forsyth (1971) - https://amzn.to/36ns0Eb

Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis (2020) - https://amzn.to/34yE1t1

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W