Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cultura

Caganer: Na Catalunha, o Natal tem bonequinhos fazendo o número 2 no presépio

E não é a única tradição escatológica natalina da região: há também um tronco com uma musiquinha nada sutil. De onde veio isso?

Fábio Marton Publicado em 19/12/2018, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
 Caganers tradicionais e modernos à venda na Catalunha - Getty Images
Caganers tradicionais e modernos à venda na Catalunha - Getty Images

Com suas tradições de Natal, a Catalunha tem um bom argumento para afirmar que os catalães são diferentes dos espanhóis. E dos terráqueos em geral.

O caganer é uma figura de presépios, um homem defecando. Geralmente é colocada num canto, piedosamente longe do menino Jesus.

Caganers de Darth Vader e Yoda Getty Images

É uma tradição atestada desde o século 18. O que não quer dizer que seja plenamente aceita mesmo entre os catalãos. Nos anos 1980, o bispo de Barcelona era da opinião de que caganers eram símbolos pagãos e tentou bani-los.

Em resposta, o fabricante Marc Alós lançou uma linha deles na forma de padres, freiras e bispos. Nasceram então os caganers de figuras da cultura pop, como celebridades, presidentes e até super-heróis, como Batman.

Salvador Dalí em versão caganer Getty Images

Tio de Nadal (tronco de Natal) é um tronco oco, que, a partir do dia de São Nicolau, 6 de dezembro, é “alimentado” pelas crianças com doces – e tão bem cuidado que até ganha uma manta para se proteger do frio.

Tio de Nadal Getty Images

No Natal, ele leva pauladas para defecar – cagar mesmo, em catalão – seus presentes, enquanto se canta a escatológica cantiga natalina Caga Tio: 

Caga tió! Caga torró, avellanes i mató! Si no cagues bé et daré un cop de bastó! Caga tió!

E uma tradução fiel à escatologia do original:

Caga tronco! Caga torrones, avelãs e mató [tipo de queijo catalão]! se não cagar direito, eu te bato com um bastão! Caga tronco!

De onde veio essa esquisitice toda?

Troncos – chamados madeiros em Portugal ou yule log na Inglaterra – têm um significado especial em toda a Europa. Em meio ao inverno, a fogueira, por razões óbvias, era presença nos rituais pagãos e cristãos.

Gollum, de Senhor dos Aneis Getty Images

Quanto ao caganer, entre muitas outras teorias, há a de que esteja fertilizando os campos para o próximo Natal – e fertilidade tinha a ver com a esperança de as colheitas nascerem novamente após o inverno.