Curiosidades » Entretenimento

Censura no Brasil e cenas deletadas: 5 curiosidades sobre o filme 'Laranja Mecânica'

Lançada em 1971, a produção distópica foi baseada no livro de Anthony Burgess

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 27/07/2021, às 17h07 - Atualizado às 17h08

Cena do filme 'Laranja Mecânica'
Cena do filme 'Laranja Mecânica' - Divulgação / Warner Bros

Em 19 de dezembro de 1971 estreou nos Estados Unidos e Canadá o clássico atemporal 'Laranja Mecânica'. Dirigida e escrita por Stanley Kubrick, esta aclamada produção cinematográfica foi baseada no livro homônimo de Anthony Burgess. 

A trama acompanha a saga do jovem Alex (Malcolm McDowell), que após um incidente acaba sendo detido. Todavia, como condição para ser libertado mais cedo, o protagonista aceita ser submetido a uma série de experimentos comportamentais. No decorrer da obra, ele acaba enfrentando métodos suspeitos e controversos.  

A obra literária com elementos distópicos foi publicada originalmente em 1962. Já o filme baseado no livro, completa 49 anos em 2021, sendo considerado um dos maiores sucessos dos cinemas ainda hoje. 

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 curiosidades sobre este clássico atemporal dos cinemas. 

Confira abaixo.

1. Improviso de Malcolm McDowell

Cena do filme 'Laranja Mecânica' / Crédito: Divulgação / Warner Bros

 

Provavelmente, a cena em que o protagonista Alex canta ‘Singing in the Rain’ é uma das mais notórias da produção cinematográfica. Contudo, o que poucas pessoas sabem é que o ato foi um de improviso do renomado ator Malcolm McDowell. De acordo com a Rolling Stone Brasil, o diretor Stanley Kubrick, gravou a cena inúmeras vezes, até surgir o improviso que deu certo. 


2. Os direitos autorais de Mick Jagger

O conceituado músico Mick Jagger, integrante da banda Rolling Stones, chegou a comprar os direitos da produção cinematográfica pelo equivalente a US$ 500 mil. Na época, o artista queria a imagem da banda vinculada ao filme de sucesso. No entanto, mais tarde, ele vendeu os direitos por uma quantia mais alta. 


3. Retirado de cartaz no Reino Unido

Cena do filme 'Laranja Mecânica' / Crédito: Divulgação / Warner Bros

 

Conforme o site Adoro Cinema, o filme chegou a ser retirado de cartaz no Reino Unido. Para surpresa de todos, a ordem foi dada por Stanley Kubrick, que teria ficado furioso com as críticas negativas a respeito da produção. Portanto, na época, ele chegou a declarar que a obra só seria exibida novamente em solo britânico após sua morte.


4. Filme censurado no Brasil

Hoje em dia, 'Laranja Mecânica' é considerado um dos maiores filmes de todos os últimos tempos. Contudo, na época de seu lançamento não foi tão bem aceito por toda a sociedade. Por exemplo, no Brasil, a trama foi censurada pelo regime militar. Segundo a Rolling Stone, o longa foi proibido para menores de 18 anos. Além disso, cenas de nudez foram exibidas com marcas de censura por cima. 


5. Cenas destruídas

Sem os cortes da edição, estima-se que o filme 'Laranja Mecânica' teria mais de quatro horas de duração. Contudo, após um trabalho árduo da equipe de edição de vídeo, o longa foi diminuído para 136 minutos. Já os 104 minutos restantes foram destruídos a mando do diretor. 


+Assista ao trailer do filme 'Laranja Mecânica':


++Saiba mais sobre o tema por meio da Amazon: 

Laranja Mecânica, de Anthony Burgess (2019) - https://amzn.to/3BKQW9p

Box Clássicos da distopia, de Anthony Burgess, George Orwell e Evgeni Zamiatin (2021) - https://amzn.to/2WsG1kz

Kit Clássicos Indispensáveis da Ficção Científica + Brinde, de Vários Autores (2018) - https://amzn.to/3zMa5WJ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W