Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Crimes

De Abraham Lincoln a Martin Luther King Jr.: 5 mortes políticas que escandalizaram a sociedade

Saiba mais sobre o assassinato de políticos que chocaram o mundo

Vinícius Buono Publicado em 06/08/2019, às 08h00 - Atualizado em 07/07/2021, às 16h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Respectivamente: Abraham Lincoln e Martin Luther King Jr. - Getty Images
Respectivamente: Abraham Lincoln e Martin Luther King Jr. - Getty Images

Na manhã desta quarta-feira, 7, as autoridades do Haiti confirmaram a morte do presidente Jovenel Moise. De acordo com o portal G1, o primeiro-ministro do país, Claude Joseph, afirmou que o político foi assassinado durante esta madrugada, em sua residência oficial, localizada em Porto Príncipe, na capital do Haiti. 

Segundo o comunicado, o primeiro-ministro informou que "um grupo de indivíduos não identificados, alguns dos quais falavam em espanhol, atacou a residência privada do presidente da República".

Até o momento, Claude Joseph pediu para a população manter a calma e informou que o caso já está sendo investigado pelas autoridades internacionais. 

A execução de Jovenel Moise não foi a primeira morte de um político a escandalizar a sociedade. Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou outros 5 assassinatos políticos que abalaram o mundo.

Confira abaixo.

1. Arquiduque Francisco Ferdinando

Quando o assunto é assassinato com repercussões históricas, nenhum deles supera a morte do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando, no ano de 1914. Durante uma visita à cidade de Sarajevo, o homem e sua esposa foram mortos a tiros por Gavrilo Princip, membro do grupo Mão Negra — célula terrorista insatisfeita com o domínio austríaco nos Balcãs. 

Francisco Ferdinando / Crédito: Domínio Público, via Wikimedia Commons

No plano original, uma bomba era para ter dado cabo de tudo, mas, quando um dos conspiradores falhou e errou o explosivo, explodindo outro carro da comitiva, os outros entraram em pane. Por obra do acaso, o carro (aberto) do arquiduque parou diante de Princip após o motorista entrar numa rua errada. O sérvio, então, finalizou o serviço com dois tiros de pistola. A morte de Ferdinando ativou o sistema de alianças da Europa e acabou por ser o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial.


2. John F. Kennedy

Um dos presidentes mais populares dos Estados Unidos, Kennedyestava em Dallas, no Texas, em 22 de novembro de 1963. Ia em carro aberto até o centro da cidade, onde discursaria, mas seu trajeto foi interrompido a tiros por Lee Harvey Oswald. 

John F. Kennedy / Crédito: Getty Images

O assassino disparou três vezes. Errou o primeiro, acertou o segundo no pescoço do presidente e o terceiro na cabeça, matando-o. O governador do Texas, John Connally, também se feriu, mas sobreviveu. Ocorrido no auge da Guerra Fria, o assassinato de Kennedy ainda é pauta de diversas teorias conspiratórias envolvendo desde entidades como a CIA e a KGB até a máfia ou o então vice-presidente, Lyndon Johnson.


3. Mahatma Gandhi

Ícone da resistência pacífica, o indiano MohandasMahatmaGandhifoi assassinado em 1948. Seu movimento de desobediência civil foi bem sucedido em libertar a Índia do domínio britânico, porém, o processo foi conturbado. Com uma grande presença de hindus e muçulmanos na região, a solução encontrada foi dividir o território em dois, a Índia (hindu) e o Paquistão (muçulmano). 

Mahatma Gandhi / Crédito: Getty Images

Os habitantes foram obrigados a migrar e muitos foram separados de suas famílias, gerando tensões elevadíssimas. O discurso pacífico de Gandhi encontrava resistência entre os fanáticos de ambos os lados, e o ponto de ebulição se deu quando um extremista hindu executou o famoso líder com dois tiros no jardim de sua própria casa.


4. Abraham Lincoln

Abraham Lincoln / Crédito: Getty Images

Em 1865, nem uma semana após o fim da Guerra de Secessão Americana, a sangrenta guerra civil que rachou o país entre União e Confederação, ou norte e sul, o presidente Abraham Lincoln estava no teatro com sua esposa quando o ator John Wilkes Booth, famoso não só por seu trabalho como ator, mas também por defender publicamente a Confederação e suas ideias, atirou a sangue frio na cabeça do presidente, matando-o na hora. Booth fugiu e 10 mil agentes federais foram mobilizados em sua busca, uma das maiores caçadas a um foragido da História.


5. Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. foi o maior campeão do movimento de direitos civis dos negros dos Estados Unidos. Através da desobediência civil, como Gandhi, sua luta foi fundamental nos avanços em busca da igualdade racial no país, rendendo-lhe, inclusive, o prêmio Nobel da Paz em 1964, um ano depois de seu famoso discurso na capital americana, "I Have a Dream".

 Martin Luther King Jr. / Crédito: Getty Images

Em 1968, King foi assassinado em Memphis, no Tennessee, com um tiro no pescoço pelo ex-presidiário James Earl Ray. Assim como a morte de Kennedy, a de Luther King gera, até hoje, grande especulação acerca de uma possível teoria da conspiração.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Lincoln, de Doris Kearns Goodwin (2013) - https://amzn.to/3hmfxco

Os últimos dias de John F. Kennedy, de Martin Dugard (2013) - https://amzn.to/35dWDfo

A autobiografia de Martin Luther King, de Clayborne Carson e Martin Luther King (2014) - https://amzn.to/36j2kZ8

Gandhi: Minhas experiências com a verdade - Autobiografia, de Mohandas Gandhi (2019) - https://amzn.to/2zk836h

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W