Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Curiosidades

Clairvius Narcisse: o controverso caso do zumbi da vida real

Fruto do vodu haitiano, caso ocorrido no século 20 é o primeiro registro de zumbismo confirmado

Isabela Barreiros e Joseane Pereira Publicado em 25/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Narcisse no local onde foi enterrado em maio de 1962, no Haiti - Getty Images
Narcisse no local onde foi enterrado em maio de 1962, no Haiti - Getty Images

Em abril de 1962, o haitiano Clairvius Narcisse entrou no Hospital Albert Schweitzer, no Haiti, reclamando de febre e do que descreveu como “insetos rastejando na pele”. Quando sua condição piorou, a equipe lhe colocou em um quarto no hospital, e dois dias depois ele foi declarado morto. Sua família enterrou o corpo no cemitério local, selando o caixão com pregos, como de costume. 

No entanto, alguns dias depois, o caixão de Narcisse foi violado. Um feiticeiro haitiano, o desenterrou e levou embora. O homem foi espancado, amarrado e forçado a beber uma substância misteriosa, sendo levado para uma plantação de açúcar.

Durante dois anos, ele trabalhou na plantação junto a outras pessoas em estado semelhante, recebendo injeções adicionais da bebida para manter-se em seu estado "zumbi". Contendo uma planta alucinógena chamada Datura stramonium (“pepino de zumbi”, como era conhecida), o líquido causava perda de memória em quem o ingerisse.

Crédito: Getty Images

Após a morte do Bokor, Clairvius viu uma chance de ir embora e vagar sem rumo. Foi apenas dezoito anos depois de sua suposta morte que ele retornou à sua cidade natal. À primeira vista, sua família não acreditou.

Somente depois de responder uma espécie de questionário, que contava com respostas que apenas ele poderia saber, o "zumbi" acabou sendo reconhecido, causando incredulidade em todos e chamando atenção da mídia internacional. 

Pesquisadores como Wade Davis, antropólogo e etnobotânico de Harvard, estudaram a situação de de Clairvius. Segundo Davis, os ingredientes usados na poção foram a tetrodotoxina e a bufotoxina, simulando um estado de morte na pessoa que ingerisse tais substâncias.

Complementadas com Datura Stramonium, um delirante poderoso, essas substâncias poderiam ter tido o poder de manter o homem sob controle.

Narcisse e sua família / Crédito: Getty Images

Acredita-se que ele não tenha morrido de verdade naquele dia, apenas entrado em contato com uma substância que o deixava sedado e praticamente subordinado, devido à perda de memória. O Bokor teria feito um pó com esses elementos e, de alguma forma, colocou-o próximo à pele de Clairvius. 

Assim, ele ficou sob uma espécie de coma, o que fez com que todos achassem que ele tivesse realmente falecido. Após o enterro, o feiticeiro voltou a atormentá-lo, tirando-o de seu caixão e levando o homem em estado de "zumbi" para a plantação de trabalho escravo. 

Ainda assim, o caso continua uma incógnita. Não se sabe exatamente o que aconteceu com Clairvius, visto que o feiticeiro responsável pelo "zumbismo" morreu antes que pudesse ser interrogado quanto aos ingredientes de sua bizarra substância. 


Saiba mais sobre vodu haitiano por meio das obras abaixo:

Vodú y magia en Cuba.: Haití, Dominicana y los USA, José Millet Batista - https://amzn.to/2PT8wCI

Vodou Haitiano: Espirito, Mito E Realidade, Patrick Bellegarde-Smith, 2011 - https://amzn.to/2WNpUKt

The Voodoo Encyclopedia: Magic, Ritual, and Religion, Jeffrey Anderson - https://amzn.to/2Cjv1IT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.