Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Religião

Como diferentes religiões enxergam a vida após a morte?

Algumas religiões tentam responder a questão, no entanto, o acontecimento continua sendo um dos maiores mistérios da humanidade

Nicoli Raveli Publicado em 13/03/2020, às 11h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de um portão com forte luz - Divulgação
Imagem meramente ilustrativa de um portão com forte luz - Divulgação

Dentre diversos temas que geram incertezas, a vida após a morte é um dos mais contínuos. Ter a certeza do que acontece após a morte é um mistério até mesmo para os cientistas e para alguns religiosos, já que tal conceito é visto de diferentes formas dependendo da religião.

Confira o ponto de vista de diversas religiões sobre o tema.

1. Espiritismo

Os adeptos acreditam que a vida após a morte é apenas uma passagem para outra jornada que deverá ser concluída pelo mesmo espírito. Ele passará por essa fase inúmeras vezes para passar por uma evolução e reencarnar.

Para a vertente, o espírito torna-se consciente, vivo e liberto após a morte. De acordo com essa visão, as pessoas que reencarnam são aquelas que tiveram a oportunidade de reparar determinado erro. Já as que são consideradas boas, evoluem de forma espontânea.

2. Islamismo

As pessoas que seguem essa religião têm o pensamento parecido com o cristianismo. Para eles, quando a matéria ou corpo morre, a alma poderá ter dois destinos, o céu ou o inferno. Quem decide o caminho que o espírito tomará é Alá.

Os praticantes também acreditam que os que foram fiéis a figura suprema desfrutarão de uma vida eterna no paraíso com 72 virgens e 80 mil servos que farão sua vontade.

3. Budismo

Os budistas acreditam em uma reencarnação semelhante aos espíritas, mas a diferença está na forma que o processo pode surgir.

Para eles, a pessoa que se comportou de maneira errada poderá reencarnar em formas diferentes, como em uma barata ou um rato. Da mesma maneira, os que se comportaram adequadamente poderão reencarnar como príncipes e reis.

Os seguidores também afirmam que o ciclo de reencarnação acontece até o espírito se libertar completamente do carma. Quando isso acontece, a pessoa reencarna definitivamente e pode surgir em seis mundos distintos, como o celestial, humano, animal, guerreiro, insaciável e infernal.

4. Umbanda

A religião também acredita em vida após a morte e diz que a alma pode ser levada a sete lugares diferentes, guiados por entidades divinas, mas tudo depende da vida que o indivíduo teve.

Se a pessoa produziu boas ações, ela reencarnará como um espírito protetor. Os que se comportaram de maneira errada se tronarão espíritos perturbadores.

5. Catolicismo

Essa crença é uma das mais populares no Brasil. A religião prega que o humano é composto por espírito, alma e corpo físico. Dessa maneira, quando morremos, ocorre uma separação dos três elementos. O corpo é destinado a voltar para terra, o espírito volta para o lado de Deus e a alma poderá ir para o inferno, purgatório ou céu.

A teoria diz que as pessoas que se comportam de acordo com os ensinamentos da religião desfrutarão do paraíso, no qual não há nenhum sofrimento ou dor. Já aqueles que cometeram pecados, irão para o inferno. Os católicos acreditam que quando a alma chega a essa local, não há mais volta.

Para a igreja, as pessoas que não foram completamente boas para ir ao paraíso, mas que também não foram más o suficiente para serem destinadas ao inferno, são encaminhadas para o purgatório, local onde permanecem indeterminadamente. Eles tem a possibilidade de deixar o lugar somente se muitas pessoas orarem por aquela alma.

6. Judaísmo

Os judeus também acreditam que a morte não é o fim, e sim uma fase para o começo de uma nova vida em outro plano, o espiritual. A religião diz que a matéria tem fim no momento do óbito, e o que sobra, a alma, é deslocada para outro mundo. Nesse local, ela terá a possibilidade de voltar para a terra e reencarnar em determinado membro da família para que sua missão na terra seja concluída.

7. Protestantismo

Os seguidores afirmam que não acreditam em reencarnação, apenas que a vida é uma passagem para outra vida. Eles acreditam que o céu e o inferno existem, da mesma forma que os católicos. Porém, de acordo com os fiéis, as pessoas serão julgadas conforme o amor que expressaram ou não ao Senhor.  


+ Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo:

Você está preparado?: O que a Bíblia fala sobre a vida após a morte, Billy Graham (2016) (Ebook) - https://amzn.to/38NoCUa

Evidências da vida após a morte,  Jeffrey Long (2016) - https://amzn.to/2TYCju5

Poderes Inexplicáveis Após Experiências de Quase Morte, Debra Diamond (20190 (Ebook) - https://amzn.to/39NFzz9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.