Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Curiosidades

Como era o mundo quando a primeira versão de 'Pantanal' foi lançada?

O lançamento do sucesso da Rede Manchete coincidiu com mudanças políticas históricas e grandes avanços da tecnologia

Wallacy Ferrari Publicado em 20/03/2022, às 06h00 - Atualizado em 04/04/2022, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de itens citados na matéria com logotipo de 'Pantanal' - Divulgação / Bloch / Wikimedia Commons
Montagem de itens citados na matéria com logotipo de 'Pantanal' - Divulgação / Bloch / Wikimedia Commons

A novela ‘Pantanal’, exibida a partir de 27 de março de 1990 pela extinta Rede Manchete, não apenas consolidou um sucesso histórico por bater a TV Globo em seu horário mais concorrido, como marcou uma geração de noveleiros no país ao apresentar belas paisagens rodadas em locais reais do Pantanal, revelar grandes atores e ainda cativar o público com uma trama memorável.

Prestes a receber um remake pela TV Globo, previsto para estrear na faixa das 21h no dia seguinte ao seu aniversário de 32 anos, ‘Pantanal’ recebe uma roupagem mais moderna e com mais tecnologia na nova produção – bem diferente do contexto original da primeira produção, dados os avanços tecnológicos.

'Juma' na nova versão por Alanis Guille (esq.) e na versão original, por Cristiana Oliveira (dir.) / Crédito: Divulgação / Globo / Bloch

Na primeira versão, as gravações realizadas no interior do Mato Grosso do Sul contavam com voos particulares apenas para lançarem os roteiros dos capítulos, vindos da sede da emissora no Rio de Janeiro.

A internet que existia no Brasil não era suficiente para enviar os roteiros e, em novembro daquele ano, o Jornal Nacional registrava a primeira operação de telefonia móvel, que seria popularmente conhecida como celular.

As mudanças da tecnologia não se restringiam ao Brasil; naquele ano, dois grandes lançamentos tecnológicos mobilizaram o mundo; ao espaço, o telescópio espacial Hubble era o primeiro a operar no espaço e gerar imagens convertidas de luz visível e infravermelha.

No mercado, chegava no Japão o videogame Super Nintendo, que ao longo daquela década eternizaria jogos como Donkey Kong Country e Super Mario World.

Na política

Algumas medidas foram capazes de marcar a história da humanidade no ano de lançamento da novela; ainda em fevereiro daquele ano, pouco antes da estreia da produção, Nelson Mandela era libertado da prisão após 27 anos de apartheid na África do Sul.

Nelson Mandela / Crédito: Getty Images

No mês seguinte, Fernando Collor de Mello tomava posse do cargo de presidente do Brasil, já abalando a população com o lançamento do Plano Collor, que incluía uma mudança na moeda brasileira e o confisco de contas que possuíam valor igual ou maior do que 50 mil cruzados novos, atingindo 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e causando revolta, como informou o portal UOL.

Enquanto a URSS se aproximava do fim, países da Europa se articulavam por mudanças, como a Alemanha, que teve sua reunificação concretizada em agosto daquele 1990, deixando de ter um lado Ocidental e Oriental, separados pelo Muro de Berlim.

No Reino Unido, Margaret Thatcher, a 'Dama de Ferro', renunciava ao cargo de primeira-ministra após ser a mais longeva ocupante do posto.

Avanços e marcos

A novela 'Pantanal' pôde aproveitar de pautas quentes e polêmicas para a época e abordá-las na trama da novela; entre os personagens, surgiu Zaqueu, um peão gay que vivia um amor não correspondido. Em maio daquele ano, quando a produção estava em plena exibição, a homossexualidade era retirada da Classificação Internacional de Doenças pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quem interpretou Zaqueu, por sua vez, foi o ator João Alberto Pinheiro que, no ano seguinte ao término da novela, viria a falecer vítima de complicações da AIDS. Na época, os avanços farmacêuticos contra o vírus ainda eram inacessíveis e incertos, vitimando outra grande figura nacionalmente conhecida: o cantor Cazuza, que faleceu em julho de 1990, aos 32 anos.

O eterno Cazuza / Crédito: Divulgação/Viva Cazuza

A memória nacional foi agraciada em ter, naquele ano, uma recordista de audiência fora da TV Globo, liderando um sucesso histórico. ‘Pantanal’ tinha seu último episódio exibido em 11 de dezembro de 1990, totalizando 216 capítulos que cobriram temporalmente diversos avanços e marcos mundiais, mas contribuindo culturalmente com o entretenimento do país.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W