Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Afinal, qual foi último episódio de Chaves?

Devido a exibição, a ordem original dos episódios não se tornou conhecida pelo público brasileiro

Wallacy Ferrari Publicado em 11/12/2021, às 09h00 - Atualizado em 29/06/2023, às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho do episódio final - Divulgação/Vídeo
Trecho do episódio final - Divulgação/Vídeo

Conhecido pelo público brasileiro pelos personagens marcantes em uma vila latino-americana, o seriado Chaves angariou incontáveis fãs em terras tupiniquins através de sua transmissão inédita no país pelo SBT, a partir do ano de 1984.

No entanto, quando comprados da emissora original, Televisa, que produziu os episódios da série, não eram necessariamente parte de uma ordem, podendo ser exibidos sem sequência. Com isso, vem a dúvida mencionada no título da matéria.

O público brasileiro não acompanhou a exibição dos capítulos na ordem em que foram produzidos e transmitidos originalmente, mas puderam conhecer boa parte das aventuras dos moradores da vila, como explicou o portal Start.

Na exibição mexicana, no entanto, 312 episódios foram gravados, sendo parte deles descartados por anos no Brasil por reaproveitar roteiros de episódios mais antigos e também por defasagem nas fitas, chegando a receber um tratamento especial de recuperação.

Mesmo assim, os episódios originais têm as transmissões atribuídas entre 26 de fevereiro de 1973 e 7 de janeiro de 1980, sendo a última poucos anos antes do início da reprodução brasileira. Em meio a tantos dados, qual teria sido o último episódio do seriado?

Trecho do último episódio do seriado "Chaves" / Crédito: Divulgação / Televisa

O último episódio

No país onde foi criado, Chaves foi catalogado em sete temporadas, sendo o último episódio desse pacote exibido como qualquer outro episódio no Brasil: aleatoriamente.

Trata-se do capítulo "A máquina de lavar", que já foi apresentado pela locução brasileira como "Antes um tanque funcionando do que uma lavadora encrencada" em uma das redublagens.

No enredo, Dona Florinda compra uma lavadora automática para não ter de compartilhar o tanque da vila com outros moradores, despertando uma mobilização na vila por curiosidade. O protagonista, por sua vez, se mete onde não deve e acaba causando problemas ao interferir na máquina.

Divulgação / Televisa

O episódio também marca a ausência de dois personagens importantes para a série: Kiko, de Carlos Villagrán, e Seu Madruga, de Ramon Valdés, já não gravavam episódios junto aos outros membros do elenco.