Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Como seria se Roma não tivesse se convertido ao cristianismo?

Outras religiões e práticas politeístas foram banidas durante o império

Simone Bitar Publicado em 28/02/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Teto de uma capela romana - Getty Images
Teto de uma capela romana - Getty Images

No século 3, o mitraísmo era o principal concorrente do cristianismo em Roma. Havia pelo menos 40 templos na cidade e outras dezenas ao longo do império.

A religião só não vingou porque foi banida em 380, com o Edito de Tessalônica, do imperador Teodósiom junto com todas as outras práticas politeístas. A fé cristã passou a ser a oficial do império. Sem isso, o cristianismo até emplacaria, mas seria bem menor do que é hoje. Afinal, passaria um bom tempo na clandestinidade.

Grande, mesmo, seria o mitraísmo. O carimbo de Roma lhe garantiria poder político e militar. Seria a apoteose de Mitra, cuja carreira entre os deuses remonta a quase 4 mil anos. Começou sendo protetor das tribos da Pérsia e se popularizou na Índia e na Babilônia, onde foi associado a Shamash, o deus Sol.

Por volta de 1000 a.C., o profeta Zaratustra (ou Zoroastro) reformulou o panteão persa e transformou Mitra num guerreiro que ajudava as forças do bem contra o mal.

O mitraísmo só despontou como religião independente no século 3 a.C. e foi levado a Roma no ano 67 por legionários. O culto logo se espalhou entre os militares, políticos e escravos, encantados com a bravura de Mitra. Eles o identificavam com o deus Invictus, o “Sol Invencível”. E acreditavam piamente em sua mensagem de salvação. O mundo seria bem diferente.

Para começo de conversa, se Roma não virasse cristã o Vaticano não existiria, pois a Igreja ganhou as terras de Roma. E Johann Sebastian Bach, sem apoio do papado, nunca teria se tornado um dos maiores compositores da história.

Além disso, o 25 de dezembro marcava o Festival do Sol Invencível em Roma. Mitra foi incorporado ao ritual no século 3 – e seu nascimento passou a ser festejado na mesma data. Com a adoção do cristianismo, a Igreja adaptou a simbologia à história de Jesus. Não fosse isso, hoje o Natal seria em homenagem a Mitra.

O islamismo, que estaria presente na península ibérica na época na descoberta do Brasil, seria uma religião mais popular e menos dogmática – sem as Cruzadas e a expulsão da Europa. O judaísmo seria mais popular: não enfrentaria a Inquisição católica nem as conversões forçadas da Idade Média, comuns em Portugal.


+Saiba mais sobre o Império Romano através de grandes obras

SPQR - Uma história da Roma antiga, Mary Beard (2017) - https://amzn.to/34Qal7L

Declínio e queda do império romano, Edward Gibbon (2005) - https://amzn.to/2Rl5p7h

Roma: A História de um Império, Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/33O6I13

O Império Romano, Pierre Grimal (2010) - https://amzn.to/3642WCb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.