Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ciência

Comunicação a cabo: A perturbadora vida antes da invenção dos satélites

Nos tempos em que a Copa do Mundo só era ouvia pelo radinho, perder-se no mar, por exemplo, fazia parte da profissão

Redação Publicado em 13/06/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de satélite na órbita da Terra - Divulgação/ Pixabay/ PIRO4D
Imagem meramente ilustrativa de satélite na órbita da Terra - Divulgação/ Pixabay/ PIRO4D

Assistir ao noticiário transmitido do outro lado do mundo. Chegar a qualquer lugar guiando-se por um aplicativo. Saber detalhes da previsão do tempo. Benesses do mundo moderno que eram pura ficção científica quando o primeiro satélite, Sputnik I, foi lançado em 1957 pela União Soviética.

Os satélites foram uma revolução para bem além da comunicação. Mas isso não quer dizer que, antes, o mundo não estivesse conectado. “O primeiro sistema de comunicação moderno a utilizar energia elétrica foi a rede de telégrafos, na primeira metade do século 19. Para isso, foram desenvolvidos longos cabos elétricos”, relembra Ricardo Kehrle Miranda, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB.

Em 1866, os cabos foram para baixo do oceano — o primeiro transatlântico para telégrafos conectava a Irlanda à ilha de Terra Nova, no noroeste do Oceano Atlântico, perto do Canadá. Antes do telégrafo, o remédio eram as cartas, depois os jornais importados por navio. As notícias vinham literalmente à vela ou a vapor e levavam semanas para atingir o outro lado dos oceanos.

A Estação Espacial Internacional da NASA / Crédito: Getty Images

O telégrafo foi importante até tempos recentes. O telefone surgiu no fim da década de 1870, mas permaneceu estritamente local por muito tempo. O primeiro serviço intercontinental, por rádio, ligou Inglaterra e EUA em 1927. Com isso, em seus primeiros anos, a TV era inferior ao rádio em alcance.

“As Copas do Mundo antes de 1970 só eram acompanhadas ao vivo pelo rádio”, relembra Paul Jean Jeszensky, professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da USP. Foi no nosso tri que o campeonato teve, pela primeira vez e via satélite, transmissão ao vivo. Fora comunicações, algo central que os satélites resolveram — e isso bem recentemente — é a localização.

O GPS soaria algo quase mágico para os antigos, que tinham de se virar com mapas e astrolábios. Astrolábios dão a latitude (sem a longitude). Mapas, por mais precisos que sejam, não dizem onde você exatamente está, mas indicam pontos de referência. Que não existem em alto-mar. Perder-se era parte da profissão naval.

Estação espacial da NASA no espaço em 2005 / Crédito: Getty Images

Só na Segunda Guerra Mundial surgiram sistemas de radiolocalização, mas esses dependiam da cobertura de estações receptoras em terra. Uma vida sem satélites também era sinônimo de previsão do tempo baseada na observação do céu e análise apenas diária de temperatura, umidade e pressão. E de um cotidiano mais imprevisível, sem monitoramento de vulcões, do deslocamento de geleiras e dos males da ação humana sobre o planeta.

Havia bem menos dados sobre desmatamento e poluição. Na área de comunicações, satélites perderam espaço para os velhos cabos submarinos. Funcionando por fibra óptica, eles são a espinha dorsal da internet: resistentes, não estão sujeitos aos fenômenos que afetam o sinal via satélite.

Os satélites, porém, atingem lugares aonde os cabos nunca chegaram. São eles que transmitem sinal de TV, internet e telefone para áreas rurais e isoladas, onde antenas parabólicas são uma visão comum. Dessa forma, acabam se tornando um insólito caso em que a tecnologia nova atende à periferia, enquanto a tradicional, atende ao centro.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche  (2012 - https://amzn.to/3eoM6Ti

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W