Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ásia

Condenada à morte dentro de uma caixa: a insólita imagem da execução de uma mulher mongol

A fotografia foi registrada em 1913, pelo banqueiro francês Albert Kahn durante uma viagem a Mongólia

Victória Gearini Publicado em 23/12/2020, às 17h15 - Atualizado às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulher mongol sendo torturada em 1913 em foto colorizada - Divulgação / Albert Kahn
Mulher mongol sendo torturada em 1913 em foto colorizada - Divulgação / Albert Kahn

Em julho de 1913, o banqueiro francês Albert Kahn registrou uma das cenas mais cruéis e pertubadoras da História. Considerado o pioneiro de fotografias coloridas — processo inventado pelos irmãos Lumière — o homem tirou uma foto de uma mulher mongol sendo torturada.

A insólita imagem

No ano do fatídico episódio, Kahn estava viajando pelo mundo e conhecendo países que para ele eram considerados “exóticos”. No entanto, durante sua estadia na Mongólia, o banqueiro registrou uma das cenas mais chocantes da humanidade.

Enquanto fotografava uma região remota do deserto, o milionário avistou uma caixa abandonada. Ao se aproximar, o fotógrafo se deparou com uma mulher presa no intrigante objeto. Contudo, o homem foi impedido de ajudá-la, pois, isso poderia ferir códigos que determinavam que um indivíduo de uma outra cultura não devia interferir diretamente no sistema de leis de outros países. 

O banqueiro francês Albert Kahn / Crédito: Wikimedia Commons

Sem poder fazer nada para salvá-la, Kahn foi obrigado a deixá-la sozinha no deserto enquanto a mulher ansiava pela morte. Já em 1922, a imagem do fotógrafo foi publicada pelo National Geographic sob a legenda: “Prisioneira da Mongólia em uma caixa”.

Na época, a fotografia viralizou no mundo e muitos editores de revistas presumiram que a mulher foi condenada à morte como punição por suposto adultério. No entanto, sabe-se que a vítima foi abandonada no deserto para morrer de fome, frio e sede, por meio de um processo lento e doloroso.

Os métodos de tortura 

Durante o período do Império Romano, prisioneiros eram submetidos ao método de tortura que ficou conhecido como “emparedamento”. Tal prática consistia em colocar o condenado dentro de um espaço lacrado e sem saídas, que o impossibilitava de se sentar ereto ou de se deitar. Já quando era usado para execução, o indivíduo era aprisionado em caixas ou caixões, onde morria de fome e desidratação.

Mongólia nos dias atuais / Crédito: Wikimedia Commons

Já na Mongólia, este método foi utilizado até o início do século 20. No entanto, mesmo que algumas pessoas fossem proibidas de receber alimentos — como no caso da mulher da foto em questão — elas poderiam clamar por comida. Entretanto, os prisioneiros muitas vezes agonizavam durante dias até morrerem. 

Na Europa, há outros relatos de descobertas de cadáveres que foram mortos desta forma durante períodos que remontam a Idade Média. Ao longo dos anos, os pesquisadores encontraram, ainda, uma série de canções folclóricas que mencionam tais métodos de tortura medieval.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Fotografia: O Guia Visual Definitivo do Século XIX à Era Digital, de Tom Ang (2016) - https://amzn.to/2JlEBSM

Tudo sobre fotografia, de Juliet Hacking e David Campany (2019) - https://amzn.to/37HcF55

Para entender uma fotografia, de John Berger (2017) - https://amzn.to/37LlUBc

Sobre fotografia, de Susan Sontag (2004) - https://amzn.to/37JVmjW

A Alma da Fotografia, de David Duchemin (2017) - https://amzn.to/3aCEehL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W