Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Civilizações

Confira 5 grandes civilizações que desapareceram

Centenas de anos atrás, algumas regiões do mundo eram dominadas por impérios que não existem mais

Letícia Yazbek Publicado em 30/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação de jogo dos astecas - Divulgação - Aventuras na História
Representação de jogo dos astecas - Divulgação - Aventuras na História

1. Maias

Viveram de 2500 antes de Cristo até por volta de 1500 depois de Cristo, nas atuais regiões do sul do Mèxico, Guatemala Honduras, Belize e El Salvador. Os maias surgiram a partir de várias comunidades indígenas, que tinham diferentes culturas - nunca chegaram a formam um único império.

Viviam da agricultura, principalmente do cultivo de milho e feijão. Desenvolveram técnicas de irrigação avançadas, e ergueram grande pirâmides, templos e palácios. Eles conheciam matemática e criaram um calendário complexo, famoso por supostamente apontar o fim do mundo para 2012. O idioma falado pelos maias levava o mesmo nome que eles. Também criaram uma técnica de escrita chamada pictoglífica, que misturava símbolos e imagens.

Provavelmente os maias desapareceram após uma série de conflitos internos e tensões entre os cidadãos e as classes dominantes. Também teriam entrado em decadência por causa da falta de alimentos.

2. Incas

Habitavam a região da Cordilheira dos Andes, nos atuais Peru, Equador, Bolívia e Chile, por volta de 1200 a 1535. Eles apareceram a partir de uma série de civilizações andinas que viviam na mesma região. Os incas se estabeleceram em Cusco, no Peru e, por votla de 1400, conquistaram grande parte dos territórios do oeste da América do Sul.

Cusco e Machu Picchu, no Peru, eram as cidades mais importantes desse império, que chegou a ter 12 milhões de pessoas. Viviam da agricultura e cultivavam principalmente batata e milho. Os terrenos eram íngremes e, por isso, desenvolveram uma técnica eficiente de plantio em degraus.

Os incas criavam e domesticavam lhamas e alpacas. Construíram estradas, pontes e templos. A arte desse povo ficou conhecida pelos objetos de ouro e pelos calçados e tecidos. Lutas internas enfraqueceram o povo, que desapareceu após o conflito com os invasores espanhóis em 1535.

3. Astecas

Os astecas viveram na atual região do México, de 1200 a 1530. Eram índios norte-americanos que migraram para o México. Em 1325, fundaram a cidade de Tenochtitlán, atual Cidade do México, capital do império.

Eles criaram quilômetros de estradas e até redes de abastecimento de água. Desenvolveram técnicas agrícolas e plantavam milho, pimenta, tomate e cacau. Também criaram um calendário com o cálculo preciso do ano de 365 dias. Eles falavam a língua nahuatl e se vestiam com um pano longo amarrado no ombro. O artesanato se destacava pela confecção de tecidos e a produção de objetos de ouro e prata.

Ainda eram poderosos quando os espanhóis fizeram o primeiro contato, em 1519. Mas, poucos anos depois, foram derrotados e desapareceram.

4. Vikings

Os vikings habitaram a região da Escandinávia (Dinamarca, Suécia e Noruega), de 700 a 1100, aproximadamente. Eles surgiram a partir de povos que habitavam a região desde a Antiguidade.

Povo guerreiro, os vikings fabricavam armas, escudos de madeira e embarcações de guerra. Eram ótimos navegadores e atacavam várias cidades em busca de riquezas. A economia era baseada na pesca e no comércio marítimo. Foram importantes na formação de povos que, mais tarde, dariam origem à Rússia.

Os vikings usavam roupas feitas de lã e linho para se proteger do frio. Ficaram conhecidos pela mitologia viking – conjunto de crenças que contava com deuses como Odin e Thor. Com o fortalecimento dos reinos da Dinamarca, Suécia e Noruega, o estilo de vida viking entrou em declínio e o povo desapareceu.

5. Celtas

Viveram na Irlanda, Escócia e Inglaterra, de 2000 antes de Cristo até o ano 50. Eles surgiram na Gália, atual região da França. Depois, foram para as ilhas britânicas, Espanha e Portugal.

Os líderes comunitários e religiosos eram os druidas, descritos em livros como mágicos. Eles conheciam os poderes de plantas e ervas. O povo celta desenvolveu técnicas agrícolas como o arado com rodas e fabricou joias, armaduras, espadas e carros de guerra.

Teriam sido o primeiro povo da Europa a produzir objetos de ferro. Os celtas desapareceram quando a ilha da Grã-Bretanha foi invadida pelo Império Romano, por volta do ano 50. Até hoje, escoceses, irlandeses e galeses falam dialetos chamados gaélicos, de origem celta.

++ Confira outras civilizações que desapareceram através da matéria completa do site Revista Recreio, parceiro da Aventuras na História e Grupo Perfil.