Curiosidades » Entretenimento

Confira os lançamentos com temas históricos que estreiam na Netflix em setembro

Da tragédia do Challenger às viagens do Papa Francisco, veja os títulos que entrarão no streaming no próximo mês

Isabela Barreiros Publicado em 23/08/2020, às 09h00

Capa do filme Papa Francisco: Um Homem de Palavra (2018)
Capa do filme Papa Francisco: Um Homem de Palavra (2018) - Divulgação/Netflix

1. The Post - A Guerra Secreta

Crédito: Divulgação/Netflix

 

Embora o filme tenha sido lançado há alguns anos, em 2017, ele será disponibilizado no próximo mês na Netflix. Dirigido por Steven Spielberg, The Post - A Guerra Secreta (2017) conta uma história dos anos 1970. Na época, um grupo de jornalistas do Washington Post tentou publicar documentos importantes.

Os repórteres queriam levar à público o que ficou conhecido como os Pentagon Papers, que revelavam informações cruciais sobre a atuação dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Além de dramatizar uma narrativa verdadeira, o longa-metragem conta com um elenco de fôlego, com Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson e Bob Odenkirk.


2. Lucha - Driblando o Impossível

Crédito: Divulgação/Netflix

 

Estreado em 2016, o documentário, dirigido por Ana Quiroga, conta a história da a jogadora argentina de hóquei sobre a grama Luciana Aymar. O nome do filme em questão faz referência ao apelido pelo qual a esportista é carinhosamente chamada pelo público: Lucha.

Em 97 minutos, a própria Luciana conta para o espectador sua trajetória e consequente carreira de sucesso no esporte. Desde as turbulências que envolveram a profissionalização até a posição de melhor do mundo, “Lucha” consegue ainda mais cativar o afeto do público que a acompanha.


3. Challenger: Voo Final

O lançamento do ônbus espacial / Crédito: Divulgação/NASA

 

No dia 28 de janeiro de 1986, o mundo ficou chocado ao assistir à tragédia com o ônibus espacial Challenger. A nave explodiu no ar 73 segundos após seu lançamento na estação de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. Dentro dele, estava uma tripulação de sete pessoas: Judith A. Resnik, Ronald E. McNair, Ellison S. Onizuka, Mike J. Smith, Francis R. Scobee, Gregory Jarvis e Sharon Christa McAuliffe.

A série documental Challenger: Voo Final (2020) irá contar de maneira clara e científica os principais motivos que levaram o ônibus espacial a explodir naquele ano. Além disso, a produção irá expor os personagens que foram vítimas desse acidente e que se tornaram importantes para o desenvolvimento das próximas missões.


4. Papa Francisco: Um Homem de Palavra

Crédito: Divulgação/Netflix

 

Lançado em 2018, o documentário Papa Francisco: Um Homem de Palavra (2018) é uma representação das viagens realizadas ao redor do mundo pelo Papa Francisco e pelo cineasta alemão Wim Wenders. O filme é um registro audiovisual das as visões do Santo Padre, que tem princípios humanistas.

É um retrato sincero do pontífice argentino, que, segundo a visão transmitida por Wenders em sua produção, tenta manter seus posicionamentos em prol da espiritualidade e humanidade mesmo em momentos difíceis de polarização, como o que vivemos atualmente.


5. Uma Canção para Latasha

Crédito: Divulgação/Sophia Nahli Allison

 

Da diretora Sophia Nahli Allison, o documentário Uma Canção para Latasha (2020) conta uma trágica história que aconteceu em 1992, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos. 13 dias após o espancamento de Rodney King, a jovem de 15 anos Latasha Harlins foi assassinada, aumentando ainda mais a revolta no país.

Por meio dos relatos da prima e melhor amiga de Latasha, Allison reconta o episódio de maneira íntima e matizada. O filme retrata o que pode ser considerado quase uma regra para a importância que os Estados Unidos dão para a vida dos afro-americanos.