Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Titanic

5 personagens do clássico Titanic que foram inspirados em passageiros da vida real

Apesar de Jack e Rose serem apenas ficção, alguns dos personagens secundários foram inspirados em casos reais de nomes que estiveram no trágico episódio que matou mais de 1.000 pessoas

Daniela Bazi Publicado em 18/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ida e Isidor Straus, interpretados por Elsa Raven e Lew Palter, existiram na vida real - Reprodução
Ida e Isidor Straus, interpretados por Elsa Raven e Lew Palter, existiram na vida real - Reprodução

Apesar de ser baseado em fatos reais, Titanic um dos maiores clássicos do cinema, lançado em 1998, nem todos os personagens da trama existiram de verdade. Pode ser frustrante para você descobrir que Jack, interpretado por Leonardo DiCaprio, e Rose, feita por Kate Winslet, por exemplo, foram inventados para aprimorar a trama.

Entretanto, alguns dos personagens coadjuvantes do filme realmente existiram e viveram os horrores da tragédia ocorrida no dia 15 de abril de 1912, quando a embarcação colidiu com um iceberg.

Conheça 5 figuras reais que estavam no Titanic no momento do acidente.

1. Ida (interpretado por Elsa Raven) e Isidor Straus (interpretado por Lew Palter)

O casal de idosos que aparece no final do filme abraçados em uma cama para morrerem juntos realmente existiu, e estavam casados desde 1871. Quando Ida descobriu que seu marido não poderia ir junto com ela no bote salva vidas, ela se recusou a entrar e decidiu ficar com Isidor até o momento final. 

Cena de Ida (Elsa Raven) e Isidor Straus (Lew Palter) em Titanic e suas imagens reais / Créditos: Reprodução/Getty Images

2. Jack Phillips (interpretado por Gregory Cooke)

Responsável por enviar a mensagem de socorro ao navio mais próximo após o Titanic atingir o iceberg, o oficial de comunicação Jack Phillips, assim como no filme, acabou morrendo no naufrágio.

Cena de Jack Phillips (Gregory Cooke) em Titanic e seu retrato real / Créditos: Reprodução/Getty Images

3. Capitão Edward Smith (interpretado por Bernard Hill)

Edward Smith era o capitão responsável pelo Titanic e também acabou perdendo a sua vida no naufrágio. A trágica ironia de sua narrativa é que a viagem no maior navio da época era para ser a última antes de sua tão pedida aposentadoria.

Cena do Capitão Edward Smith (Bernard Hill) em Titanic e sua imagem real / Créditos: Reprodução/Getty Images

4. Bruce Ismay (interpretado por Jonathan Hyde)

Ismay era o gerente encarregado da White Star Line, empresa que construiu o navio. Ele sobreviveu ao naufrágio e participou da investigação após a tragédia, contribuindo com diversos depoimentos importantes. Bruce acabou sendo criticado na época por ter se salvado enquanto mulheres e crianças ainda permaneciam no navio.

Cena de Bruce Ismay (Jonathan Hyde) em Titanic e sua imagem real / Créditos: Reprodução/Getty Images

5. John Jacob Astor (interpretado por Eric Braeden)

Astor era um dos homens mais ricos da época e o passageiro mais rico do navio. Ele faleceu com o naufrágio e as equipes de resgate conseguiram encontrar seu corpo. John só foi identificado após autoridades encontrarem iniciais costuradas em seu blazer.

Cena de John Jacob Astor (Eric Braeden) em Titanic e sua imagem real / Créditos: Reprodução/Getty Images


+Saiba mais sobre o Titanic através de grandes obras:

Titanic. A Verdadeira e Trágica História e os Atos de Heroísmo de Seus Passageiros, Rupert Matthews (2014) - https://amzn.to/2JFJ4fW

Titanic: Minuto a minuto, Jonathan Mayo (2017) - https://amzn.to/34kLDfd

Titanic - a história completa, Philippe Masson (2011) - https://amzn.to/2NvHZbF

Titanic, Vários autores (2011) - https://amzn.to/2pHYKIF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.