Curiosidades » Guerras napoleônicas

Qual era a cor do cavalo de Napoleão?

Uma velha dúvida da infância finalmente respondida

Redação AH Publicado em 13/07/2018, às 07h02

Napolão na mula
Wikimedia Commons

Quem tem tio e tem churrasco de família já ouviu: "qual é a cor do cavalo branco de Napoleão"? Para quem é filho de filho único, a piada é que "Branco" seria o nome, o cavalo é de outra cor. 

Ok, mas, na História real, qual era a cor?

Muitas. Napoleão não teve só um cavalo - alias, nem usou apenas cavalos, como veremos. A história de um cavaleiro lutar a vida inteira sobre só um bravo amigo - Alexandre e Bucéfalo, El Cid e Babieca, Dom Quixote e Rocinante - é uma romantização. Um general como Napoleão não poderia se dar ao luxo de se acompanhar por um cavalo só. O animal, afinal, podia se cansar, machucar ou pior - era preciso de reservas.

O branco entrou para a história por conta de convenções artísticas. Usar um cavalo branco ajuda a distinguir o protagonista de outros elementos presentes em uma pintura, por isso o uso frequente.

E, ainda assim, os artistas registraram o general francês em cavalos de várias cores. Jacques-Louis David representou Napoleão Bonaparte sobre um grande corcel branco - a imagem mais famosa do general em ação, que ilustra esta matéria - em Napoleão Cruzando os Alpes. Porém há um quadro, de 1848, que é uma versão mais realista da mesma cena. Depois de ver a pintura de David no Museu do Louvre, que julgou implausível (um cavalo empinando no alto de uma montanha?), o pintor de Paul Delaroche decidiu colocar Napoleão montado numa mula castanha. Assim:

Pintura de Jacques-Louis David retrata Napoleão em cima de um quadrupede marrom Wikimedia Commons

Outro pintor, Jean-Léon Gérome, que registrou a invasão francesa ao Egito, mostra o general contemplando as pirâmides sobre um cavalo marrom. Na campanha da Rússia, Napoleão usou uma mula - branca.

"Ele deve, sim, ter usado muitos cavalos brancos, mas trocava de montaria durante as batalhas, que eram muito longas", diz a professora da Unesp Beatriz Westin, autora de A Arte como Expressão da Glória - Napoleão Bonaparte.

Um cavalo branco de Napoleão teve seu nome registrado: o árabe Marengo, adquirido em sua campanha no Egito (1799). Marengo estava debaixo de Napoleão em Austerlitz e Waterloo, entre outras (provavelmente não nos Alpes). Seria capturado pelos ingleses, que até mesmo tentaram gerar filhotes dele.

Taí: agora você tem resposta para seu tio. A cor do cavalo branco permanecerá um "mistério", mas seu nome era Marengo.