Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Música

Crimes, conflitos e relacionamentos abusivos: as verdadeiras histórias por trás de músicas de sucesso

Conheça as histórias verdadeiras que inspiraram 7 músicas famosas

Isabella Bisordi Publicado em 15/09/2020, às 22h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Pumped Up Kicks", da banda Foster The People, aborda temas como massacre nas escolas dos EUA e porte de armas - Wikimedia Commons
"Pumped Up Kicks", da banda Foster The People, aborda temas como massacre nas escolas dos EUA e porte de armas - Wikimedia Commons

Músicas têm o poder de emocionar, animar, confortar e conquistar o coração de muitas pessoas. Por meio delas, os artistas podem expressar seus sentimentos, contar histórias e fazer com que o público se identifique. Mas você já parou para conferir as letras das suas canções favoritas?

Em muitos casos, as músicas guardam histórias reais (e muitas vezes bem dramáticas ou assustadoras) por trás. Mortes, guerras, perdas e paixões são alguns dos temas de diversas produções. Pensando nisso, a Aventuras na História selecionou 7 histórias de músicas que abordam dramas reais e que vão fazer com que você as escute de maneiras completamente diferentes:

Tears in Heaven - Eric Clapton (1991)

Considerada uma das músicas mais famosas do guitarrista, Eric Clapton compôs Tears In Heaven 9 meses depois da morte de Conor, seu filho. Na época com 4 anos de idade, o garoto faleceu de forma trágica ao cair da janela de um prédio em Nova Iorque.

“Será que você saberia o meu nome
Se eu te visse no Paraíso?
Será que as coisas seriam iguais
Se eu te visse no Paraíso?
Eu preciso ser forte
E seguir em frente
Porque eu sei que não pertenço
Ao Paraíso”

Camila Camila - Nenhum de Nós (1987)

Primeiro sucesso da banda, a música foi escrita quando os integrantes ainda estavam no colegial. Camila Camila é a história real de uma colega de escola dos artistas que vivia um relacionamento abusivo. Seu nome verdadeiro não era Camila, mas o objetivo da letra é abordar um tema cada vez mais debatido em nossa sociedade: a violência doméstica.

“Depois da última noite de festa
Chorando e esperando amanhecer, amanhecer
As coisas aconteciam com alguma explicação”

Sunday Bloody Sunday - U2 (1983)

Como o próprio título já diz, a música fala sobre o “Domingo Sangrento”, evento que ocorreu na Irlanda do Norte, país de origem da banda. Em 30 de janeiro de 1972, milhares de pessoas foram às ruas de Derry para protestar pelos seus direitos civis. Como resultado, 14 pessoas foram mortas pelo exército britânico de maneira injusta, e a banda escreveu a música em homenagem às vítimas.

“Não posso acreditar nas notícias de hoje
Não posso fechar os olhos e fazê-las desaparecerem
Por quanto tempo, por quanto tempo teremos que cantar esta canção?
Por quanto tempo, por quanto tempo?
Porque esta noite
Nós podemos ser um só, esta noite”

Pumped Up Kicks - Foster The People (2010)

Sucesso no mundo inteiro, poucos sabem que a música tem uma história bem forte por trás. Apesar de não ser baseada em apenas um caso específico, Pumped Up Kicks fala sobre os massacres ocorridos nas escolas dos Estados Unidos e o grande debate a respeito do porte de armas no país. De acordo com o próprio Mark Foster, a composição teve como objetivo “entrar na mente” de um adolescente psicótico que encontra a arma do seu pai em casa.

“Todas as outras crianças com sapatos caros
É melhor vocês correrem
Melhor correrem, mais rápido do que a minha arma”


Every Breath You Take - The Police (1983)

Apesar de ser considerada por muitos uma canção romântica, o significado por trás da letra é bem diferente. De acordo com Sting, vocalista da banda, “Every breath you take” fala sobre uma relação obsessiva, de ciúmes e possessão. “A música tem um significado sombrio ou maligno por trás dela. Porém, por ter acordes e palavras bem simples, ela soa bastante ambígua. Por um lado, é uma bela canção de amor. Mas debaixo de sua pele, vive um personagem repugnante e egoísta” disse o cantor, em entrevista.

“Cada suspiro que você der
Cada movimento que você fizer
Cada laço que você quebrar
Cada passo que você der
Eu estarei te observando”

Jeremy - Pearl Jam (1991)

Um dos maiores clássicos da banda foi inspirado em uma triste história. Jeremy Dale era um estudante de 15 anos que se suicidou com um tiro na boca na frente de seus colegas de classe, em 1991. Em entrevista, Vedder disse que “precisava pegar aquela pequena notícia de jornal e transformá-la em algo que causasse uma reação, transformasse em algo maior”.

“Papai não deu atenção
Para o fato
De que a mamãe não se importava
Rei jeremy, o perverso
Governou seu mundo

Jeremy falou na aula hoje
Jeremy falou na aula hoje”

Nirvana - Polly (1988)

Composta por Kurt Cobain, a canção, que antes foi batizada de “Hitchhiker” e depois “Cracker”, descreve um terrível crime de violência sexual, física e psicológica que aconteceu em Tacoma, Washington. Aos 14 anos, uma garota aceitou a carona de um homem chamado Gerald Friend após um show de punk rock e foi sequestrada e estuprada. A garota escapou ao pular da caminhonete e, mais tarde, Friend foi reconhecido por oficiais e preso.

“Polly quer um biscoito
Talvez ela gostaria de um pouco de comida
Ela pede para que a desamarre
Uma perseguição seria legal por um instante”

“Polly quer um biscoito
Talvez ela gostaria de um pouco de comida
Ela pede para que a desamarre
Uma perseguição seria legal por um instante”

___________________________________________________________________________________________

+Saiba mais sobre música por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

1. O livro da música clássica, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/2UXEqQy

2. Como Ouvir e Entender Música, de Aaron Copland (2017) - https://amzn.to/3c8V7ht

3. Falando de música, de Leandro Oliveira (2020) - https://amzn.to/2xkz6O5

4. Uma história da música popular brasileira: das Origens à Modernidade, de Jairo Severiano (2013) - https://amzn.to/34wM1sj

5. Uma breve história da música, de Roy Bennett (1986) - https://amzn.to/3a35ylg

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W