Curiosidades » Reino Unido

Etiquetas reais: a insólita regra a ser seguida durante um jantar com a rainha Elizabeth II

Além de seus gostos alimentares bem específicos, os convidados da monarca devem obedecer um costume que está há centenas de anos na família real

Daniela Bazi Publicado em 12/02/2021, às 11h00

Elizabeth II durante um chá da tarde após uma visita ao Manchester Royal Infirmary em 1999
Elizabeth II durante um chá da tarde após uma visita ao Manchester Royal Infirmary em 1999 - Getty Images

Os jantares na família real britânica podem variar entre grandes banquetes – aqueles que normalmente são retratados em livros, filmes e séries – e refeições normais, sem grandes preparações, mas sempre feito pelo chefe real do palácio.

Durante o jantar comum, a rainhaElizabeth II normalmente prefere evitar amido, batatas, macarrão e alho. Segundo o chefe real Darren McGrady, “Nós nunca podemos servir nada com muito alho ou cebola”.

Já entre os pratos favoritos da monarca podemos encontrar peixe ou frango grelhado com dois tipos de vegetais, bastante salada e frutas frescas. McGrady ainda revelou que a rainha come apenas pequenas porções, quatro vezes ao dia. “Ela come para viver, enquanto o príncipe Philip é o que vive para comer”, disse o chef.

Rainha Elizabeth II em um jantar com o rei Hassan durante sua visita ao Marrocos, em 1980 / Crédito: Getty Images

 

Entretanto, em qualquer evento de jantar existe uma regra no qual todos aqueles em que comem com o monarca devem seguir: eles não podem comer após o rei ou a rainha terminar. A etiqueta não é nova e já permanece na família há centenas de anos.

Comer com a rainhaVitória, por exemplo, era uma tarefa muito difícil já que a soberana costumava devorar a comida de forma gananciosa e rápida. Após o término da refeição do monarca, todos deveriam abaixar os garfos e deixar que os empregados retirem os pratos da mesa.  


+Saiba mais sobre a monarquia britânica através das obras disponíveis na Amazon

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (2012) - https://amzn.to/2FBPL08

História concisa da Grã-Bretanha, W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/35CrWjh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W