Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Anne Hathaway

Como uma teoria conspiratória ligou Anne Hathaway e Shakespeare

No ano de 2018, um perfil no Twitter trouxe algumas pistas inusitadas que, durante anos, sustentaram teorias acerca dos artistas

Redação Publicado em 01/12/2021, às 18h00 - Atualizado em 13/07/2023, às 14h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Anne Hathaway e pintura de William Shakespeare - Getty Images/ Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Fotografia de Anne Hathaway e pintura de William Shakespeare - Getty Images/ Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Em agosto de 2001, a premiada atriz Anne Hathaway conquistou milhares de fãs com sua interpretação em ‘O Diário da Princesa’, da Disney. Dando vida a uma jovem que acaba de descobrir sua verdadeira origem na realeza, a artista marcou gerações.

Em 2012, ela fez história ao representar Fantine na adaptação do musical ‘Os Miseráveis’ — papel que lhe rendeu 5 dos seus 6 prêmios, incluindo um Oscar e um Globo de Ouro. Mas foi por sua interpretação como Andy Sachs no clássico ‘O Diabo Veste Prada’, de 2006, que o nome de Hathaway realmente fez sucesso entre os fãs.

Em meados de 2018, contudo, não foram nenhum dos papéis da icônica atriz que chamaram atenção de uma usuária do Twitter. Longe de qualquer trabalho de Hathaway, o que realmente surpreendeu os internautas foi uma bizarra relação entre a artista nascida em 1982 e o poeta William Shakespeare. Mas como isso aconteceu?

Shakespeare com sua família. Anne, sua esposa, aparece no canto direito, costurando / Crédito: Domínio Público

O começo de tudo

No dia 1º de julho de 2018, um perfil no Twitter decidiu compartilhar uma grande teoria da conspiração com seus seguidores. Segundo o usuário, era impossível ignorar a semelhança entre Adam Shulman, o marido de Anne Hathaway, com quem ela se casou em 2012, e o dramaturgo inglês William Shakespeare, morto em 1616.

“As pessoas falam da Anne Hathaway por sua beleza, mas e o fato de seu marido ser muito parecido com William Shakespeare?”, questionou o criador da publicação. No post, o perfil ainda trazia imagens de Shulman ao lado do poeta britânico.

Para a surpresa dos internautas, contudo, as semelhanças entre a atriz norte-americana e o dramaturgo não acabavam por aí. Acontece que, segundo apontou o próprio usuário do Twitter, a esposa de William Shakespeare também se chavama Anne Hathaway.

Anne, seu marido Adam Shulman e pintura de Shakespeare / Crédito: Getty Images/ Domínio Público, via Wikimedia Commons

Coincidência de séculos

Nascida em Shottery, na Inglaterra, em meados de 1556, Anne Hathaway casou-se com Shakespeare em novembro de 1582, quando a jovem tinha 26 anos e o dramaturgo, apenas 18. Na época, ela já estava grávida com a primeira filha do casal, Susanna Hall.

Herdeira de um agricultor, Hathaway teve mais dois filhos, os gêmeos Hamnet e Judith Quiney, ambos batizados em fevereiro de 1585. Décadas mais tarde, quando tinha entre 66 e 67 anos, Anne faleceu, em 1623, seis anos depois de Shakespeare.

A artista Anne Hathaway veio ao mundo apenas 359 anos mais tarde — e do outro lado do Oceano Atlântico. Filha de um advogado e de uma ex-atriz, ela nasceu no Brooklyn, em Nova York, e cresceu com ascendências irlandesa, francesa, alemã e inglesa.

Foto de  Anne Hathaway e gravura da esposa de Shakespeare / Crédito: Getty Images/ JschneiderWiki via Wikimedia Commons

As teorias conspiratórias

Acontece que, para os internautas, as curiosidades que ligavam William Shakespeare e Anne Hathaway tinham que ter alguma explicação. Afinal, todos os pontos das narrativas se encaixavam muito bem, desde os nomes, até as similaridades físicas dos homens.

Dessa forma, os usuários das redes sociais passaram a criar as mais diversas teorias da conspiração para justificar os casais parecidos, tanto em nome, quanto em rosto. Assim, surgiram teorias insólitas de que Hathaway, na verdade, seria uma vampira que não envelhece, mas continua encontrando seu amado com o passar dos séculos.

Em seguida, vieram defensores da ideia de que Anna e seu marido são viajantes do tempo, que mudam de nome de vez em quando — como Shakespeare teria feito para se chamar Adam Shulman. Por fim, surgiram as teorias sobre reencarnação, que sugerem que, de tão apaixonados, o casal volta à vida toda a vez, para se encontrar novamente.