Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Da cueca suja de Elvis a 'calcinha' da Rainha Vitória: 5 itens bizarros que já foram leiloados

Os objetos que pertenceram a grandes nomes da história tiveram um fim inusitado nas posses de outras pessoas — e arrecadaram uma fortuna

Alana Sousa Publicado em 15/12/2020, às 16h00 - Atualizado às 18h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cueca suja de Elvis Presley - Divulgação/Dave Thompson
Cueca suja de Elvis Presley - Divulgação/Dave Thompson

Pessoas tentando guardar uma parte de seu ídolo ou, por outro lado, empresas tentando lucrar em cima desse grande mercado mundial. Peças inusitadas vão a leilão frequentemente e arrecadam valores astronômicos. Desde objetos antigos até relíquias de figuras relevantes, os leilões já ofereceram produtos quase que inacreditáveis.

Confira abaixo cinco coisas bizarras que foram leiloadas.

1. Cueca suja de Elvis Presley

Mais de 30 anos da morte do Rei do Rock, Elvis Presley, em 2012 um item, um tanto quanto íntimo, foi leiloado nos Estados Unidos. Uma cueca suja do astro da música que havia sido usada durante um show em 1977 — um dos últimos de sua vida — ficou disponível para a venda.

Cueca emoldurada usada por Elvis Presley / Crédito: Divulgação

A peça estava avaliada em 7 mil libras, pouco mais de 47 mil reais. No entanto, o valor arrecadado foi substancialmente menor: um comprador não identificado adquiriu a cueca que jamais foi lavada por 5 mil libras, cerca de 34 mil reais. Para o alívio tanto da família quanto da casa de leilões, a bíblia que ele ganhou de presente em 1957 e vídeos caseiros conseguiram lucrar bem mais que o item obsceno.


2. Sapato de Maria Antonieta

A última rainha da França é uma das figuras mais polêmicas e estudadas da História, com suas excentricidades e populares falsas verdades sobre ela, Maria Antonieta era conhecida por seus gostos luxuosos. Por isso, quando um sapato de pele de cabra e seda foi anunciado para a venda pela casa de vendas Osenat, em novembro de 2020, muitas pessoas ficaram interessadas.

Sapato de Maria Antonieta / Crédito: Divulgação/ YouTube/ RT France

Em boas condições, o calçado possui 22,5 centímetros de comprimento e um salto de 4,7 centímetros, com solado feito em couro. O item teria sido preservado por Madame Campan — primeira criada da rainha —, até ser vendido por 282 mil reais para um comprador que não teve sua identidade revelada.


3. Mecha do cabelo de Napoleão Bonaparte

Ainda que tenha morrido há quase 200 anos, o controverso político francês Napoleão Bonaparte ainda chama atenção por razões peculiares. Em outubro de 2020, pedaços do cabelo do militar foram vendidos em um leilão por um valor impressionante.

Pintura oficial de Bonaparte / Crédito: Wikimedia Commons

Vítima de um câncer no estômago, o homem morreu exilado em uma ilha do Atlântico Sul, mas ainda intriga os curiosos e estudiosos. Por isso, quando algumas mechas de seu cabelo foram anunciadas pela Casa de Leilões de Cordy em Auckland, da Austrália, os lances foram altos. No final, quem levou o item singular deu um lance de 25 mil dólares, o que é referente a aproximadamente 140 mil reais.


4. Charuto de Churchill

Uma das características marcantes do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill era seus charutos. Quando, em outubro de 2019, a casa de leilão Hansons Auctioneers promoveu um evento para leiloar um dos itens do renomado político, os lances foram grandiosos.

O charuto / Crédito: Hansons Auctioneers

O artefato, que foi guardado pela arrumadeira de teatro Violet King, está preservado desde 1953; na ocasião ele assistiu, junto de sua esposa, o musical Call Me Madam. Depois de confirmado a autenticidade do objeto, ele foi vendido por um valor entre seis e sete mil dólares — cerca de 30 a 35 mil reais.


5. "Calcinha" da Rainha Vitória

Seguindo na mesma categoria de bizarrice que o leilão de Elvis Presley, a empresa Clevedon Salerooms leiloou uma peça intima da RainhaVitória, que governou o Reino Unido entre 1837 e 1901. A peça utilizada pela monarca foi colocada à disposição do público em junho de 2019.

Calcinha de Vitória / Crédito: Divulgação//Clevedon Salerooms

O vestuário era utilizado por baixo dos vestidos e possuía um buraco entre as pernas para, segundo o leiloeiro Toby Pinn, “facilitar muito a visita ao banheiro”. Mesmo que tenha pertencido a um dos maiores nomes da Inglaterra, o valor pode ser considerado baixo, se compararmos com os outros itens listados aqui; o item foi vendido por apenas mil libras, pouco mais de 6 mil reais na conversão atual.


+Saiba mais sobre os personagens através das obras disponíveis na Amazon

Elvis Presley: A Life From Beginning to End (Biographies of Musicians Book 1), por Hourly History (2018) - https://amzn.to/2PevOSi

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, de Julia Baird (2018) - https://amzn.to/3eI1339

Napoleão: uma Vida, de Vincent Cronin (2014) - https://amzn.to/33GYNT9

Maria Antonieta – A Última Rainha da França, de Evelyne Lever (2006) - https://amzn.to/2IV4x48

Churchill: Uma vida vol. I, Martin Gilbert (2016) - https://amzn.to/34LWLT7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W