Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Da fauna rica aos biomas: Veja 5 fatos sobre o Pantanal

Saiba mais sobre o patrimônio natural da humanidade que hoje arde em chamas

Redação Publicado em 23/09/2020, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do Pantanal - Wikimedia Commons
Registro do Pantanal - Wikimedia Commons

Considerado uma das maiores porções contínuas de terras úmidas do planeta, o Pantanal tem 210 mil quilômetros quadrados – desse total, 150 mil estão em nosso país , e o restante está no Paraguai e na Bolívia. Em território brasileiro, 65% do Pantanal está no Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.

Em 2020, entretanto, esse importante ecossistema está sendo alvo de incêndios devastadores. Quilômetros quadrados já foram destruídos só nesse ano, uma área equivalente a dez vezes as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntos.

Fotografia do Pantanal. Crédito: Wikimedia Commons

Embora ocorram queimadas todos os anos, esse está sendo particularmente destrutivo. Segundo uma reportagem do Estadão, entre janeiro e agosto de 2020 houveram tantos focos de incêndio no Pantanal quanto nos os últimos seis anos somados. 

Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre o importante bioma, que hoje arde em chamas.

1. Chuvas extensas

Nesse bioma, é comum que chova muito entre os meses de outubro e março. Quando os terrenos - que costumam ser planos - ficam alagados, surgem rios e lagoas, fazendo áreas antes isoladas se comunicarem. Esse processo também fertiliza a região.

2. Diversidade

Se um dia você visitar o Pantanal, com certeza verá jacarés espalhados pelos pântanos. As espécies jacaré-do-pantanal, jacaré-do-papo-amarelo e jacaré-paguá são vistas aos milhares, vivendo uns em cima dos outros.

No Pantanal há cerca 263 espécies de peixes. Um dos maiores é o jaú, com até 1,5 metro de comprimento e 120 quilos. Esse bioma tem 41 espécies de anfíbios e 113 espécies de répteis.

3. Biomas

O Pantanal é influenciado diretamente por três biomas: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. E também recebe a intervenção do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal no norte do Paraguai e leste da Bolívia).

4. Animais ameaçados

Uma das coisas mais legais sobre o Pantanal é que essa área ainda abriga grande quantidade de animais que estão ameaçados de extinção em outros locais, como o tuiuiú, a ave símbolo do Pantanal.

5. Queimadas 

Imagem das queimadas no Pantanal /Crédito: Divulgação

O bioma mato-grossense vem sofrendo diminuições significativas desde os anos 90, sendo a expansão do agronegócio no local uma das maiores causas do seu desmatamento, com as planícies características da região sendo convertidas em pastos. 

++Veja mais curiosidades na matéria completa da Revista Recreio, parceiro da Aventuras na História.