Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Da Gillete a Colgate: conheça as pessoas por trás das marcas famosas

Muitos personagens entraram para a história ao inventar produtos que carregam seus nomes

Redação Publicado em 15/09/2020, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
King Camp Gillette e sua brilhante invenção - Divulgação
King Camp Gillette e sua brilhante invenção - Divulgação

Bic, Colgate e Gillete. O que esses produtos podem ter em comum, além do fato de serem consagrados nas prateleiras dos mercados? A origem das marcas: elas são os sobrenomes de pessoas que, em diferentes épocas, tiveram sacadas brilhantes e inventaram utensílios que entraram para a História.

1. Gillete

King Camp Gillette, por exemplo, era um vendedor de rolhas americano. Em 1895, percebeu que ganharia mais dinheiro se vendesse algo descartável – assim, o comprador voltaria para consumir mais. Ele só não sabia o quê.

King Camp Gillette /Crédito: Wikimedia Commons

A ideia surgiu enquanto fazia a barba e percebeu que apenas a parte cortante da navalha era necessária para a atividade. Gillete criou, em 1901, a Gillete Safety Company – graças ao seu invento “gilete” e lâmina de barbear se tornaram sinônimos.

2. Colgate

O frabricante de sabonetes inglês William Colgate, morando então nos EUA, também teve uma bela ideia. Resolveu, em 1896, vender creme dental em tubos flexíveis e aposentar os antigos potes metálicos usados então. Seu produto foi um sucesso imediato.

3. Bic

Marcel Bich /Crédito: Divulgação

Foi pensando em comercializar um produto barato que Marcel Bich, um italiano nacionalizado francês, fez sua fortuna – e deixou seu sobrenome, sem o “h”, eternizado. Em 1949, ele comprou uma pequena fábrica de canetas esferográficas, invento de um argentino, José Ladislau Biro. Elas não eram lá tão práticas: vazavam muito e manchavam os dedos e o papel. Apesar disso, Marcel percebeu seu potencial. Assim, comprou a patente do produto.

4. Johnson, Johnson & Johnson

A fábrica de compressas cirúrgicas assépticas foi fundada pelos irmãos Robert, James e Edward Johnson, em 1886. A ideia pintou por causa do enorme índice de mortalidade no pós-operatório que existia na época.

5. Caloi

Fundada pelo imigrante italiano Luigi Caloi, em 1898, a empresa era a princípio uma modesta lojinha localizada no centro de São Paulo. Lá, apenas era realizado o aluguel, conserto e reforma de bikes de corrida.

6. Hering

Hermann Hering /Crédito: Wikimedia Commons

Hermann Hering, proprietário de uma fábrica de meia em Dresden, na Alemanha, veio ao Brasil no ano de 1878. Estabelecido em Blumenau, Santa Catarina, Hering não gostou dos preços das roupas e tecidos que eram importados. Sua fábrica, a princípio de meias, começou com um tear de madeira manual e uma caixa de fios de algodão.