Curiosidades » Entretenimento

Da inspiração real ao dublador de Maggie: veja 6 curiosidades sobre Os Simpsons

Com mais de 30 temporadas lançadas, a série de animação faz parte da cultura popular e atravessa gerações

Victória Gearini Publicado em 15/11/2020, às 10h00

Personagens principais de Os Simpsons
Personagens principais de Os Simpsons - Divulgação / FOX Channel

Criada por Matt Groening para a Fox Broadcasting Company, a série de animação Os Simpsons conta a história de uma família disfuncional, composta por Homer Jay Simpson, Marjorie (Marge) Bouvier Simpson, Bartholomew (Bart) Simpson, Elisabeth (Lisa) Marie Simpson e Margareth (Maggie) Simpson. 

Com mais de 30 temporadas lançadas, a série foi ao ar pela primeira vez no dia 17 de dezembro de 1989 e ao longo das décadas, virou referência em sitcom, entrando para a lista dos 30 programas mais assistidos da temporada televisiva entre 1989 e 1990.

Outra marca registrada da série são as inúmeras supostas previsões que Os Simpsons teriam feito. No entanto, existem outras características e curiosidades pouco conhecidas que permeiam a produção deste programa. Confira abaixo. 

1. Inspiração real

Personagens de Os Simpsons / Crédito: Divulgação / FOX Channel

 

Matt Groening se inspirou em seus pais Homer Groening (1919-1996) e Margaret Wiggum (1919-2013), para criar os personagens principais da série. Além disso, o criador tem duas irmãs chamadas Lisa Groening e Margaret Groening, conhecida como Maggie. Já a sua terceira irmã, Patricia Ann Groening (1943-2013), serviu de inspiração para a personagem Patty, irmã de Marge.


2. Família de coelhos

Cena do nascimento de Jesus interpretada pelos Simpsons / Crédito: Divulgação / FOX Channel

 

A ideia inicial de Groening não era criar uma família disfuncional, mas sim uma família de coelhos. No entanto, depois de refletir, o cartunista decidiu que queria personagens humanos, mas que não fossem convencionais. Portanto, após uma animadora imaginar Os Simpsons na cor amarela, Groening teve certeza de qual seria a principal característica física desta família. 


3. Por trás da voz de Maggie 

Personagem Maggie / Crédito: Divulgação / FOX Channel

 

Muitas pessoas devem se perguntar quem dubla a caçula da família, isso porque a personagem não fala, mas emite alguns sons. O dublador de Maggie não é ninguém menos que o próprio Matt Groening, que reproduz constantemente o som de uma chupeta sendo sugada. No entanto, no episódio exibido em 1992, em que Maggie diz “Papai!”, a voz é da lendária Elizabeth Taylor.


4. Personagem gay e negro

Personagem Smithers, em aparição original / Crédito: Divulgação / FOX Channel

 

Em um fórum de internet realizado em 2012, o roteirista Jay Kogen afirmou que na primeira aparição do personagem Smithers, ele era negro. No entanto, devido a repercussão, a produção decidiu em mantê-lo apenas como homossexual. 


5. Participação de Michael Jackson

Além de Elizabeth Taylor, Michael Jacksoné outro nome famoso que aparece nos bastidores de Os Simpsons. Embora o Rei do Pop não apareça nos créditos, ele é coautor e coprodutor da música Do the Bartman, que liderou as paradas em 1991.


6. Outros costumes

Personagem principal Homer / Crédito: Divulgação / FOX Channel

 

Para se adequar a outras culturas, na versão exibida em países árabes, Homer bebe refrigerante no lugar de cerveja. Além disso, o personagem principal não come cachorro-quente, mas, sim, linguiça egípcia.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W