Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Há 33 anos, 'Os Simpsons' era lançada; veja 6 curiosidades

Com temporadas de sucesso lançadas, a série de animação faz parte da cultura popular e atravessa gerações

Victória Gearini Publicado em 15/11/2020, às 10h00 - Atualizado em 16/12/2022, às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagens principais de Os Simpsons - Divulgação / FOX Channel
Personagens principais de Os Simpsons - Divulgação / FOX Channel

Criada por Matt Groening para a Fox Broadcasting Company, a série de animação Os Simpsons conta a história de uma família disfuncional, composta por Homer Jay Simpson, Marjorie (Marge) Bouvier Simpson, Bartholomew (Bart) Simpson, Elisabeth (Lisa) Marie Simpson e Margareth (Maggie) Simpson.

Com mais de 30 temporadas lançadas, a série foi ao ar pela primeira vez no dia 17 de dezembro de 1989 e ao longo das décadas, virou referência em sitcom, entrando para a lista dos 30 programas mais assistidos da temporada televisiva entre 1989 e 1990.

Outra marca registrada da série são as inúmeras supostas previsões que Os Simpsons teriam feito. No entanto, existem outras características e curiosidades pouco conhecidas que permeiam a produção deste programa. Confira abaixo. 

1. Inspiração real

Personagens de Os Simpsons / Crédito: Divulgação / FOX Channel

Matt Groening se inspirou em seus pais Homer Groening (1919-1996) e Margaret Wiggum (1919-2013), para criar os personagens principais da série. Além disso, o criador tem duas irmãs chamadas Lisa Groening e Margaret Groening, conhecida como Maggie. Já a sua terceira irmã, Patricia Ann Groening (1943-2013), serviu de inspiração para a personagem Patty, irmã de Marge.


2. Família de coelhos

Cena do nascimento de Jesus interpretada pelos Simpsons / Crédito: Divulgação / FOX Channel

A ideia inicial de Groening não era criar uma família disfuncional, mas sim uma família de coelhos. No entanto, depois de refletir, o cartunista decidiu que queria personagens humanos, mas que não fossem convencionais. Portanto, após uma animadora imaginar Os Simpsons na cor amarela, Groening teve certeza de qual seria a principal característica física desta família. 


3. Por trás da voz de Maggie 

Personagem Maggie / Crédito: Divulgação / FOX Channel

Muitas pessoas devem se perguntar quem dubla a caçula da família, isso porque a personagem não fala, mas emite alguns sons. O dublador de Maggie não é ninguém menos que o próprio Matt Groening, que reproduz constantemente o som de uma chupeta sendo sugada. No entanto, no episódio exibido em 1992, em que Maggie diz “Papai!”, a voz é da lendária Elizabeth Taylor.


4. Personagem gay e negro

Personagem Smithers, em aparição original / Crédito: Divulgação / FOX Channel

Em um fórum de internet realizado em 2012, o roteirista Jay Kogen afirmou que na primeira aparição do personagem Smithers, ele era negro. No entanto, devido a repercussão, a produção decidiu em mantê-lo apenas como homossexual. 


5. Participação de Michael Jackson

Além de Elizabeth Taylor, Michael Jacksoné outro nome famoso que aparece nos bastidores de Os Simpsons. Embora o Rei do Pop não apareça nos créditos, ele é coautor e coprodutor da música Do the Bartman, que liderou as paradas em 1991.


6. Outros costumes

Personagem principal Homer / Crédito: Divulgação / FOX Channel

Para se adequar a outras culturas, na versão exibida em países árabes, Homer bebe refrigerante no lugar de cerveja. Além disso, o personagem principal não come cachorro-quente, mas, sim, linguiça egípcia.