Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Elizabeth II

70 anos de reinado: 5 momentos históricos vividos por rainha Elizabeth II

Da Corrida Espacial a Guerra do Vietnã, Elizabeth II atravessou momentos históricos ao longo dos seus 96 anos

Daniela Bazi, atualizado por Fabio Previdelli Publicado em 11/09/2020, às 09h00 - Atualizado em 08/09/2022, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Rainha Elizabeth II em 2010 - Getty Images
Fotografia de Rainha Elizabeth II em 2010 - Getty Images

Conforme informado pela BBC na tarde desta quinta-feira, 8, a rainha Elizabeth II faleceu aos 96 anos. Durante os últimos meses, a monarca já havia mostrado sinais de sua saúde debilitada, o que voltou chamar a atenção da mídia internacional durante a cerimônia de posse da primeira-ministra Liz Truss na última terça-feira, 6, quando foi vista com um hematoma muito aparente em uma de suas mãos.

Já no início desta quinta-feira, conforme informado pela equipe do site do Aventuras na História, Elizabeth II foi colocada sob observação médica após os profissionais que cuidam da rainha demonstrarem preocupação com seu estado de saúde. A notícia da morte veio horas depois.

Com mais de 70 anos no trono inglês, sendo empossada em 6 de fevereiro de 1952, ela se tornou a segunda monarca com mais tempo de reinado na história; ficando atrás apenas de Luís XIV da França, que esteve no poder por 72 anos.

Durante este longo período, Elizabeth II atravessou momentos históricos em seus 96 anos de vida, como a Corrida Espacial e a Guerra do Vietnã. Relembre 5 momentos históricos vividos pela rainha:

1. Segunda Guerra Mundial

Quando um dos maiores conflitos da humanidade se iniciou, Elizabeth era uma jovem princesa de apenas 13 anos. No começo, o Primeiro Visconde Hailsham, Lorde Douglas Hogg, havia sugerido a Rainha Mãe que ela, junto de sua irmã, a princesa Margaret, fossem evacuadas para o Canadá. Entretanto, a resposta que recebeu teria sido "As crianças não vão sem mim. Eu não vou partir sem o Rei. E o Rei nunca partirá".

Fotografia de Elizabeth II durante serviço na Segunda Guerra / Crédito: Imperial War Museums via Wikimedia Commons

Em 1945, poucos meses antes do fim da guerra, aos 19 anos, a futura monarca decidiu que queria ajudar sua nação de alguma forma e ingressou no exército, atuando no Serviço Territorial Auxiliar das Mulheres, que era o ramo feminino no serviço militar britânico, atuando como motorista e mecânica, sendo responsável por dirigir os caminhões militares.


2. Corrida Espacial

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética iniciaram também uma disputa em 1957 em busca de construir uma tecnologia que possibilitasse o homem ir a Lua pela primeira vez na história. Os soviéticos foram os primeiros a enviar um satélite ao espaço, chamado Sputnik , em 4 de outubro do mesmo ano.

Entretanto, foram os americanos que pisaram pela primeira vez na superfície do satélite natural da Terra, com a missão Apollo 11 em 1969. Pouco antes de irem para a órbita espacial, Elizabeth junto de outros líderes foram convidados para enviar um recado a Lua.

Na ocasião, ela escreveu "Em nome do povo britânico, saúdo a habilidade e a coragem que trouxeram o homem à lua. Que esse esforço aumente o conhecimento e o bem-estar da humanidade”.


3. Guerra do Vietnã

O grande conflito armado entre o Vietnã do Norte (apoiado pela União Soviética e por outros aliados comunistas), contra o Vietnã do Sul (que tinha apoio dos norte-americanos e de outros países anti-comunistas), aconteceu entre novembro de 1955 até a queda de Saigon em 30 de abril de 1975.

A guerra foi apoiada pelo Reino Unido, que ajudaram no conflito com tropas militares. Em 1969, o ex-Beatle John Lennon acabou devolvendo sua medalha de Ordem do Império Britânico, junto com uma carta, em forma de protesto contra o apoio britânico ao conflito.

Na correspondência, ele escreveu “Sua Majestade, estou devolvendo esta medalha em protesto contra o envolvimento da Grã Bretanha no caso da Nigéria-Biafra, contra nosso apoio aos Estados Unidos no Vietnã e contra a queda de ‘Cold Turkey’ nas paradas. Com amor, John Lennon of Bag”.

Fuga de sul-vietnamitas em Saigon / Crédito: Wikimedia Commons


4. Criação e Queda do Muro de Berlim

O Muro de Berlim, construído na madrugada de 13 de agosto de 1961 pela Alemanha Oriental, chamada de República Democrática Alemã, dividindo o país entre o lado ocidental capitalista e o oriental socialista.

O Reino Unido, já com Elizabeth II no poder, após o final da Segunda Guerra Mundial, junto de países como Estados Unidos, França, Canadá, Austrália e Nova Zelândia passaram a ajudar o lado ocidental enviando alimentos e suprimentos de sobrevivência para a população. O muro caiu em 9 de novembro de 1989, após 28 anos de sua construção.


5. Invasão ao Iraque

A invasão ao Iraque baathista de Saddam Hussein feito pelos Estados Unidos começou no dia 20 de março de 2003, com o apoio militar do Reino Unido, da Austrália e da Polônia, com o intuito de derrubar a ditadura do líder iraniano. Os britânicos contribuíram com uma tropa de 45 mil soldados para a frente de batalha.

A missão foi chamada de Operação Liberdade do Iraque e, de acordo com Tony Blair, primeiro-ministro britânico da época, queria "desarmar o regime iraquiano, encerrar o apoio de Saddam Hussein a organizações terroristas e libertar o povo iraquiano". O conflito foi declarado encerrado em 1º de maio do mesmo ano, após conseguirem derrubar o ditador.


+Saiba mais sobre a rainha Elizabeth II através de grandes obras disponíveis na Amazon:

A Real Elizabeth, de Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2I62WYs

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2PxUxAW

Queen Elizabeth II: The Biography, de University Press (2019) - https://amzn.to/2Tatq1f

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, de Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7