Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

'Da Terra à Lua': A obra de Júlio Verne que previu a missão Apollo 11

Em uma mistura de ficção e profecia, o autor francês antecipou detalhes da missão espacial 104 anos antes de seu lançamento

Redação Publicado em 15/08/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do homem pisando na Lua - Divulgação/ NASA
Imagem do homem pisando na Lua - Divulgação/ NASA

Em dezembro, a primeira nave espacial tripulada a orbitar a Lua e retornar com sucesso foi lançada da Flórida, nos Estados Unidos. O módulo retornou com paraquedas abertos, algumas centenas de horas depois, e foi recuperado no Oceano Pacífico.

O evento, porém, compartilha duas datas: 1968 e 1865. Cem anos antes de a Nasa enviar a Apollo 8 para a órbita lunar, o romancista francês Júlio Verne narrara os eventos no livro 'Da Terra à Lua'. Na continuação, 'Viagem ao Redor da Lua', ele descreve o primeiro pouso lunar. Em 1969, os tripulantes da Apollo 11 pisariam no mesmo solo.

Verne, conhecido por livros de aventura e ficção científica, como 'Volta ao Mundo em 80 Dias', 'Viagem ao Centro da Terra' e '20 Mil Léguas Submarinas', previu com estranha precisão as especificações do Projeto Apollo.

O livro narra as aventuras dos membros do Clube de Armas de Baltimore, logo após a Guerra da Secessão. Entediado com a ausência de conflitos — e, portanto, da necessidade de fabricar e testar artilharia —, o presidente da associação decide construir um canhão gigante para visitar a Lua: o Columbiad.

Fotografia de Júlio Verne / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

A nave imaginada por Verne era um cilindro cônico, feito de alumínio. Pesava 9 mil quilos e custou o que seria, em 1968, equivalente a US$ 12,1 bilhões. A Apollo 11, de formato similar, pesava quase 12 mil quilos e custou em torno de US$ 14,4 bilhões. A plataforma de lançamento não era um canhão, mas o módulo de controle foi batizado de Columbia.

No livro e na realidade, diversos locais foram considerados para o lançamento. Brownsville, no Texas, foi rejeitado em ambos. Os critérios eram os mesmos: latitude abaixo de 28 graus ao norte e bom acesso ao mar.

Os cálculos de Verne estimaram o tempo da viagem em 242 horas e 31 minutos, incluindo 18 horas orbitando a Lua, para retornar. A tripulação da Apollo 8 fez uma jornada de 147 horas e 1 minuto, incluindo 20 horas e 10 minutos ao redor da lua.

Em 1902, a aventura inspirou o diretor francês Georges Méliès a produzir um dos primeiros filmes de ficção científica da história do cinema. Em 1961 uma cratera lunar foi batizada com o nome do escritor.


+Confira mais obras de Julio Verne disponíveis na Amazon:

Da Terra à Lua (2021) - https://amzn.to/3yMjw8u

Viagem ao centro da Terra: edição comentada e ilustrada (2016) - https://amzn.to/2J0oiHt

A volta ao mundo em 80 dias (2012) - https://amzn.to/2MrnnCd

Vinte mil Léguas Submarinas (2012) - https://amzn.to/35JhJTE

A ilha misteriosa (2015) - https://amzn.to/2MRhv3U

Cinco Semanas Num Balão (2018)  - https://amzn.to/2nT6oz3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W