Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cultura

Das quedas às ascensões: conheça a história da Itália, segundo livro

'História Concisa Da Itália', de Christopher Duggan, apresenta a construção histórica do território italiano

Redação Publicado em 24/07/2021, às 07h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
História Concisa Da Itália, de Christopher Duggan (2016) - Divulgação / Edipro
História Concisa Da Itália, de Christopher Duggan (2016) - Divulgação / Edipro

Em 1860, Giuseppe Garibaldi, influente guerrilheiro no exterior, vai à Sicília em dois navios. Nas embarcações, com ele, jovens dos mais variados perfis. A missão era integrar a Itália. Mas como essa fragmentada região da Europa teria chegado àquela situação?

É o que conta Christopher Duggan, professor de História italiana moderna na Universidade de Reading, na Inglaterra, na versão atualizada de História Concisa da Itália. Uma obra resumida, como o próprio nome sugere, porém densa.

A cronologia começa em 410, com os visigodos saqueando Roma. O Império Romano cai. A sociedade entra numa idade de trevas, mas vê o Renascimento. Vêm mais invasões. Vêm as reformas do Iluminismo e os impactos da Revolução Francesa. A unificação acontece e o Estado liberal ascende. Mas as revoltas desestabilizam qualquer ideia de nação.

Eclode a Primeira Guerra Mundial, cai o liberalismo. Ascende o fascismo. Há resistência, milagre econômico e mais ebulição social. Termina a primeira república. A Itália chega ao século 21, unificada. E instável: o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, se demite sob pressão internacional às finanças italianas.

Tabelas comparando o PIB (Produto Interno Bruto) desde o século 19, taxas de imigração ao decorrer do tempo, a evolução do crescimento populacional, fotos e o afresco do século 12 exibindo a lenda que serviu ao papa para obter o poder temporal complementam essa obra, que seu já falecido porém reconhecido autor a classificou como uma introdução à História da Itália.

O livro repercutiu bem em importantes instituições do mundo acadêmico, o que, ao mesmo tempo, não o restringe. É recomendável a qualquer pessoa interessada no
tema. A obra faz parte, ainda, da coleção História das Nações, que, com diferentes autores, narra a História de países como a Alemanha, Espanha, França, Índia, México, Portugal e Rússia.

[…] História Concisa da Itália é indispensável para estudantes e leitores em geral que procuram situar as agruras da nação-Estado moderna em uma longa perspectiva. As ambições, realizações, reveses e catástrofes dos italianos em sua luta para moldar o seu destino coletivo são exploradas com segurança magistral e em prosa viva de clareza cristalina. Esta […] edição excepcional inspira-se no debate historiográfico sobre a nação e seus vícios e virtudes […]. Atualizado para cobrir os desenvolvimentos do início do século 21, o livro oferece uma introdução a este incomparável, e um dos mais complexos, país”, disse Stephen Gundle, da Universidade de Warwick.

+Saiba mais sobre esta e outras obras da coleção História das Nações:

História Concisa Da Itália, de Christopher Duggan (2016) - https://amzn.to/3BBF4Xi

História Concisa da França, de Roger Price (2016) - https://amzn.to/3BLsJ2T

História Concisa de Portugal, de David Birmingham (2017) - https://amzn.to/3iKc4Ul

História Concisa da Alemanha, de Mary Fulbrook (2018) - https://amzn.to/3rwPJh3

História Concisa da Rússia, de Paul Bushkovitch (2015) - https://amzn.to/36Vps2L

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W