Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Música

De assassinato por herança a sequestro forjado: 5 escândalos envolvendo a família Jackson

Com a fama mundial, a família teve diversos episódios que projetaram a imagem negativa da relação parental

Wallacy Ferrari Publicado em 14/06/2020, às 12h00 - Atualizado às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A família reunida - Wikimedia Commons
A família reunida - Wikimedia Commons

1. Criação abusiva dos filhos

Se por um lado o grupo Jackson 5 deu oportunidade para a mudança de vida da família, o sucesso mundial do grupo era regado com a violência de Joseph Jackson. O pai dos garotos descobriu que o filho Tito sabia tocar violão durante uma surra após pegar o instrumento do pai sem autorização.

Além do terror durante os ensaios, com horas de repetições acompanhadas de agressões a cada erro, Joseph chegou a forjar um sequestro apenas para amedrontar os filhos e ensinar a lição de não manter a janela aberta. Michael Jackson afirmou ter tido diversos pesadelos ao longo de sua vida graças ao episódio.


2. Rebeldia de La Toya

Sempre incomodada com a ausência de atenção em comparação a irmã Janet e com os membros do Jackson 5, La Toya decidiu apelar para o uso do nome da família, anunciando que posaria para Playboy em 1988. O ensaio, que saiu em março do ano seguinte, foi uma das edições mais vendidas da década. Por outro lado, Michael ficou incomodado com seu nome estampado na capa da revista e cortou relações com a irmã. 

Os filhos reunidos em fotografia pessoal / Crédito: Divulgação

A situação piorou em 1993, com La Toya afirmando que acreditava nas acusações do irmão. A partir do episódio, o cantor passou a orientar os seguranças de suas turnês para não deixar qualquer parente se aproximar do camarim. A medida perdurou até 2003, quando o próprio músico decidiu se reaproximar dos familiares.


3. A morte da cunhada

Tito Jackson foi o primeiro dos irmãos que compunham os Jackson 5 a se casar; em junho de 1972, casou-se com Delores Martes, apelidada como Dee Dee. O relacionamento durou vinte anos e terminou amigavelmente em 1993, com três filhos e grandes valores obtidos pelo casal ao longo da união.

No ano seguinte, Delores foi encontrada sem vida na piscina de sua luxuosa residência. Inicialmente, a polícia de Los Angeles acreditou se tratar de um acidente, porém, as investigações levaram ao empresário Donald Bohana, então namorado da moça. Em 2000, o homem foi condenado por assassinato e cumpre prisão perpétua.


4. Acusações de pedofilia

Os processos, em 1993, movidos por Evan Chandler alegando que o filho, Jordan, havia sido abusado sexualmente por Michael Jackson abalou não somente sua imagem, mas trouxe a público a pauta sobre a criação do músico, estreitando seus laços familiares. A acusação foi arquivada em 1994, após Chandler decidir não cooperar com o julgamento em decorrência de um acordo financeiro com o músico.

A segunda acusação, em 2003, movida por Gavin Arvizo, teve uma postura diferente do cantor, que compareceu diversas vezes aos tribunais acompanhado do pai e dos irmãos. Em maio de 2005, Michael foi inocentado, mas sofreu com uma grave perda de peso e problemas devido ao estresse.


5. O mamilo de Janet

O momento que o tecido de Janet é puxado por Timberlake com uma barra de censura / Crédito: Getty Images

Convidada pela MTV americana para realizar o show do intervalo do Superbowl XXXVIII junto de P. Diddy, Kid Rock e Nelly, Janet Jackson se unia no final da apresentação com Justin Timberlake quando o músico puxou um pedaço de tecido da roupa da cantora. Em um flash de 1,27 segundo, seu seio direito foi exposto para cerca de 143 milhões de espectadores em todo o mundo.

O escândalo foi suficiente para a MTV ser banida permanentemente de realizar eventos para a organização de futebol americano, além de ser responsável por uma alteração na lei de comunicação dos Estados Unidos, obrigando todas as transmissões a ter pelo menos cinco segundos de atraso para a projeção televisionada.


+Saiba mais sobre o Michael Jackson por meio de obras disponíveis na Amazon: 

Moonwalk (Edição Inglês), de Michael Jackson (2009) - https://amzn.to/3aQpB7H

The King of Style: Dressing Michael Jackson (Edição Inglês), de Michael Bush (2012) - https://amzn.to/2UQgVsB

Michael Jackson, de J. Randy Taraborrelli (2012) - https://amzn.to/2wqGhUy

Michael Jackson (Edição Inglês), de Igloo Books (2018) - https://amzn.to/3aPtbPG

Michael Jackson: Um thriller em preto e branco (Edição em Quadrinhos) eBook Kindle, de Diego Agrimbau e Horacio Lalia (2013) - https://amzn.to/2JJFRf3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W