Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

De cabelo loiro a promiscuidade: 5 mitos famosos sobre Maria Antonieta

Ao longo dos séculos, a rainha consorte da França foi apresentada de maneira equivocada por algumas produções cinematográficas e literárias

Victória Gearini Publicado em 21/11/2020, às 06h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria Antonieta, rainha consorte da França - Wikimedia Commons
Maria Antonieta, rainha consorte da França - Wikimedia Commons

Nascida em 2 de novembro de 1755, Maria Antonietafoi uma arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França. Considerada uma das figuras mais importantes da História, a soberana virou símbolo da cultura popular, sendo retratada em diversas obras literárias e cinematográficas. 

Com a eclosão da Revolução Francesa, seu marido, Luís XVI, foi deposto e a monarquia abolida em 21 de setembro de 1792. Em seguida, o rei da França foi executado e a soberana presa na Torre do Templo. Nove meses após a morte do monarca, a rainha foi condenada por traição, sendo guilhotinada no dia 16 de outubro de 1793.

Ao longo dos séculos, diversas teorias e especulações surgiram a respeito da sua vida e sobre sua verdadeira personalidade. Confira abaixo 5 mitos mais comuns sobre Maria Antonieta:

1. Maria Antonieta não era loira 

Maria Antonieta e seu famoso penteado / Crédito: Wikimedia Commons / Divulgação / Columbia Pictures

Embora Maria Antonieta tenha sido retrata como loira em diversas obras cinematográficas, a soberana, na verdade, era ruiva. Sua arqui inimiga, a Madame du Barry, amante do rei Luís XV, a chamava de “la petite rousse”, que em tradução livre significa a pequena ruiva.


2. A rainha da França não era francesa

Pintura oficial de Maria Antonieta / Crédito: Wikimedia Commons

Filha mais nova de Maria Teresa, Imperatriz da Áustria, Maria Antonieta nasceu em Viena e casou-se com Luís XVI aos 14 anos, quando o rapaz tinha 15 anos. O casamento foi uma estratégia política entre os reinos, com o intuito de encerrar com os 950 anos de rivalidade entre os dois países.


3. Ela nunca disse: "Deixe-os comer bolo"

Último retrato oficial de Maria Antonieta, pintado por Elisabeth Vigée-Le Brun em 1788 / Crédito: Wikimedia Commons

A famosa frase "Deixe-os comer bolo", nunca foi dita por Maria Antonieta, mas sim, teria sido mencionada por Maria Theresa, a rainha nascida na Espanha do Rei Sol. Além disso, a frase correta seria Qu'ils mangent de la brioche ("Deixe-os comer brioche", em tradução livre). Entretanto, sabe-se que a rainha da França era extremamente generosa com os súditos, sendo responsável por diversas contribuições financeiras e materiais aos cidadãos menos favorecidos. 


3. Gostos extravagantes não levaram a França à falência

Ilustração do enorme penteado de Maria Antonieta / Crédito: Divulgação / Victoria and Albert Museum

Conhecida cruelmente como a "Madame Deficit", a paixão de Maria Antonieta por moda e seus gostos extravagantes não foram responsáveis por levar o reino à falência. Antes mesmo dela se casar com Luís XVI, a França já passava por dificuldades financeiras. Após seu marido assumir o trono, a situação do país piorou, pois Luís XVI ajudou a financiar a Revolução Americana.


5. Maria Antonieta não era promíscua

Retrato de Maria Antonieta em trajes de corte, por Elisabeth Vigée-Le Brun, 1779 / Crédito: Wikimedia Commons

Ao contrário do que muitos dizem e de como a rainha é retratada em algumas obras, Maria Antonieta não era promíscua e nem possuía inúmeros amantes de ambos os sexos. A rainha, na verdade, permaneceu virgem durante os primeiros sete anos de seu casamento. O casal casou-se em 16 de maio de 1770, e só consumou o ato no dia 22 de agosto de 1777.


+Saiba mais sobre a Maria Antonieta por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Maria Antonieta: o Escândalo do Prazer, de Claude Dufresne (2007) - https://amzn.to/33E7vBM

Maria Antonieta, de Antonia Fraser (2004) - https://amzn.to/2pt8pCI

Maria Antonieta – A Última Rainha da França, de Evelyne Lever (2006) - https://amzn.to/2IV4x48

Maria Antonieta: Retrato de uma mulher comum, de Stefan Zweig (2013) - https://amzn.to/2oQl9Dl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W