Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

De dar inveja a hackers: A idosa que deixou a Geórgia e Armênia sem internet

Hayastan Shakarian deixou os dois países desconectados por 12 horas em decorrência de um acidente bizarro ocorrido em 2011

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/07/2021, às 07h52 - Atualizado em 01/08/2021, às 22h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de fios de cobre arrebentados - makamuki0 por Pixabay
Imagem ilustrativa de fios de cobre arrebentados - makamuki0 por Pixabay

A internet é uma ferramenta de comunicação que, cada vez mais, se faz presente no cotidiano da humanidade, possibilitando a digitalização e modernização de sistemas em tempo real, desde serviços públicos até atividades recreativas — como essa leitura que você inicia agora. Tamanha a importância desse instrumento que, no ano de 2011, a Organização das Nações Unidas reconheceu seu uso como um direito do ser humano.

Conforme informou o portal G1 na época, a ONU acrescentou que impedir o acesso de uma população é uma direta violação desta política, criticando leis de bloqueio de acesso que violam direitos de propriedades intelectuais e o conhecimento público. Porém, em março do mesmo ano, uma idosa georgiana não tomou conhecimento desta medida.

Identificada como Hayastan Shakarian, a simples senhora de 75 anos natural da Geórgia foi responsável causar um acidente capaz de deixar seu país inteiro e a Armênia, país vizinho, completamente desconectado da internet, mobilizando autoridades e operadoras multinacionais para tentar identificar a solução ao bizarro acontecimento.

Hayastan Shakarian em entrevista para emissora de TV / Crédito: Divulgação / Youtube / RT

Cortando os fios

O jornal The Sydney Morning Herald, revelou a história da mulher que, após uma longa investigação, explicou que havia tentado serrar um cabo de fibra ótica ilegalmente para vender em um ferro velho, instalado paralelamente a uma ferrovia no leste do país. A medida resultou em um apagão total na rede de internet do país durante 12 horas.

Ao identificarem o corte, realizado no dia 28 de março de 2011, a operadora verificou a pobre vila de Armazi, ao lado do local onde o cabo foi cortado, em busca de informações sobre a causa, tendo a confissão feita pela idosa aos prantos. A tentativa não chegou a retirar o pedaço desejado, mas conseguiu destruir parte dos fios que mandavam internet aos países.

Questionada em entrevista à AFP, a senhora revelou que sequer sabia o que era internet, visto que não tinha cobertura na região que viveu durante toda a vida — e nem recursos financeiros para assinar a ferramenta caso disponível. Chorando, a senhora se desculpava pela intervenção acidental: "Eu não cortei este cabo. Fisicamente, não consegui", reafirmou.

Ponto onde o cabo foi serrado/ Crédito: Divulgação / Youtube / RT

Quase presa

De acordo com Hayastan, o equívoco foi cometido enquanto tentava cortar lenha, desconfiando de que o material enferrujado não era mais usado. Mesmo assim, o prejuízo com as horas desconectadas da rede mundial de computadores fez com que a idosa fosse acusada de destruição de propriedade.

Na época, o porta-voz do Ministério do Interior da Geórgia, Zurab Gvenetadze, afirmou que a senhora poderia ser condenada e cumprir até três anos de prisão, mas sua idade e ingenuidade em relação ao ato foram primordiais para a avaliação jurídica.

Comentários de usuários em fóruns especializados compreenderam que cerca de 90% dos usos privados de internet no país foram comprometidos, mas argumentavam que as autoridades deveriam ser lenientes pela senilidade da cidadã. Por fim, a rede foi restaurada e a senhora foi recomendada a evitar a intervenção na região, já sabendo a importância da ferramenta.


+Saiba mais sobre histórias bizarras através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Bizarre World (Edição em Inglês), de E. Reid Ross (2019) - https://amzn.to/3l7L9Bt

Os Ladrões Mais Idiotas do Mundo, de Simon Vigar (2008) - https://amzn.to/3cPQ2wj

30 histórias insólitas que fizeram a medicina, de Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/3cUfh0d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W