Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

De Drácula a Frankenstein: 5 filmes de terror que fizeram sucesso na década de 1930

Os clássicos do Universo dos Monstros da Universal Pictures foram responsáveis por revolucionar técnicas cinematográficas

Victória Gearini Publicado em 22/02/2021, às 17h15 - Atualizado às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena clássica do filme Drácula (1931) - Divulgação / Universal Pictures
Cena clássica do filme Drácula (1931) - Divulgação / Universal Pictures

Durante a década de 1930, o Universo dos Monstros, da Universal Pictures, foi responsável por lançar diversos sucessos de bilheterias. Adaptações de clássicos da literatura com crossover foi a sensação da época, inovando técnicas cinematográficas.

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 filmes de terror que fizeram sucesso durante a década de 1930.

Dá uma olhada abaixo.

1. Drácula (1931)

Dirigido por Tod Browning e estrelado pelo ator húngaro Bela Lugosi, o Drácula consagrou-se como uma dos maiores clássicos de terror da história do cinema. Baseado na obra de Bram Stoker, o filme chegou a ter algumas cenas censuradas devido às temáticas consideradas impróprias na época, como o suposto culto ao sobrenatural. 

Cena clássica do filme Drácula (1931) / Crédito: Divulgação / Universal Pictures

A trama conta a história do advogado Renfield, que é hospedado no castelo do Conde Drácula na Transilvânia. O que o homem não sabe é que o proprietário da residência, na verdade, é um cruel e tenebroso vampiro. 


2. O Lobisomem de Londres (1935)

Cena do filme O Lobisomem de Londres (1935) / Crédito: Divulgação / Universal Pictures

Dirigido por Stuart Walker, este foi o primeiro filme sobre lobisomem de maior sucesso de Hollywood. A produção conta a história do botânico Wilfred Glendon (Henry Hull), que viaja ao Tibete em busca de uma rara planta. Ao retornar à Londres, o homem é surpreendido com a notícia de que dois lobisomens seriam responsáveis por uma série de assassinatos na região. Contudo, a rara flor de Glendon seria a única salvação da população. 


3. A Múmia (1932)

Cena do filme A Múmia (1932) / Crédito: Divulgação / Universal Pictures

Considerado o primeiro filme sobre múmias da história do cinema, a produção foi dirigida por Karl Freund. A obra conta a história de Imhotep (Boris Karloff), um sacerdote do Antigo Egito, que é ressuscitado acidentalmente durante um projeto arqueológico. Ao retornar a vida, o protagonista faz o possível e o impossível para encontrar sua grande paixão, a Princesa Ankh-es-en-amon, que após 3.700 anos reencarnou em uma jovem.


4. O Homem Invisível (1933)

Baseado no romance homônimo de H.G. Wells, o filme foi dirigido por James Whale e roteirizado por R.S. Sherriff. Preservada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a produção ganhou diversas sequências ao longo das décadas. 

Cena do filme O Homem Invisível (1933) / Crédito: Divulgação / Universal Pictures

Este filme de ficção científica e terror conta a história de Jack Griffin (Claude Rains), um homem que cria a fórmula da invisibilidade e a utiliza em si mesmo. Contudo, o protagonista trava uma luta contra o tempo para descobrir o antídoto, uma vez que corre riscos de permanecer dessa forma o resto de sua vida. 


5. Frankenstein (1931) 

Cena do filme Frankenstein (1931) / Crédito: Divulgação / Universal Pictures

Inspirado no clássico de Mary Shelley, o filme foi dirigido por James Whale. A trama acompanha o Dr. Henry Frankenstein, um cientista que desenterra um cadáver com o intuito de trazê-lo à vida. Seu assistente, por sua vez, acaba roubando o cérebro de um perigoso assassino, que acaba sendo implantado na experiência do cientista, causando um enorme problema.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Drácula: Edição para caçadores de vampiros, de Bram Stoker (2018) - https://amzn.to/2LEZERc

Frankenstein: O clássico está vivo!, de Mary Shelley (2017) - https://amzn.to/36DCIbD

História do cinema mundial, de Franthiesco Ballerini (2020) - https://amzn.to/2Weo06h

A odisseia do cinema brasileiro, de Laurent Desbois (2016) - https://amzn.to/3qMPptK

Lacrimae Rerum: Ensaios sobre cinema moderno, de Slavoj Zizek (2018) - https://amzn.to/3n5Cscr

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W