Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

De O Poderoso Chefão ao O menino do pijama listrado: 8 livros que inspiraram filmes

Saiba mais sobre as obras literárias que deram origem a grandes produções cinematográficas

Isabella Bisordi Publicado em 28/03/2021, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme O Poderoso Chefão - Divulgação / Paramount Pictures
Cena do filme O Poderoso Chefão - Divulgação / Paramount Pictures

Existem algumas produções cinematográficas que marcaram gerações, sejam pelo enredo envolvente, pelos personagens ou efeitos visuais e sonoros. Contudo, você sabia que alguns filmes aclamados foram inspirados em grandes obras literárias?

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 8 livros incríveis que viraram filmes de grande sucesso.

Confira abaixo.

1. Coraline, de Neil Gaiman (2020) - https://amzn.to/3lUe1iq

Crédito: Divulgação / Intrínseca 

Repleta de elementos sombrios e lúdicos, a história conquistou espectadores de todas as idades, e ganhou as telas de cinema com uma animação dirigida por Henry Selick. Ao abrir uma porta misteriosa na sala de sua casa, Coraline se depara com outro mundo fascinante: ali, naquela realidade, seus Outros Pais eram muito mais atenciosos e a vida parecia ser perfeita. Mas a sensação logo desaparece quando o lugar mostra seus verdadeiros mistérios e perigos.


2. O Hobbit, de J.R.R. Tolkien (2019) - https://amzn.to/2O4jp68

Crédito: Divulgação / HarperCollins

Assim como a maioria dos hobbits, Bilbo Bolseiro vive tranquilamente em seu condado. Certo dia, recebe a visita do mago Gandalf, que lhe dá a missão de libertar o reino de Erebor do dragão Smaug. Acompanhado de um grupo de anões, parte em uma jornada inesquecível até a Montanha Solitária. Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas na literatura fantástica mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis é, até os dias de hoje, um fenômeno entre os fãs do gênero.


3. O Poderoso Chefão, de Mario Puzo (2012) - https://amzn.to/2NWY5zd

Crédito: Divulgação / Record

Fenômeno instantâneo desde o seu lançamento, em 1969, “O Poderoso Chefão” permaneceu mais de um ano na lista dos livros mais vendidos — o que o tornou, três anos depois, um verdadeiro filme clássico dirigido por Francis Ford Coppola. Chefe de uma das famílias mafiosas de Nova York, Don Vito Corleone nada recusa aos seus herdeiros. Quando seus inimigos atacam a família, Corleone percebe que terá que escolher, dentre todos os seus filhos, qual será o seu sucessor.


4. Clube da luta, de Chuck Palahniuk (2012) - https://amzn.to/3sG0YDX

Crédito: Divulgação / Leya

Quando Edward Norton, um homem deprimido e que sofre de insônia, conhece Tyler Durden, os dois acreditam ter encontrado uma maneira de viver fora das regras e dos limites impostos pela sociedade. Juntos, idealizam um Clube da Luta, formado por regras rígidas e que ganha uma legião de seguidores. O ilustre livro que serviu de base para o filme de sucesso, estreado em 1999 e dirigido por David Fincher.


5. O Iluminado, de Stephen King (2017) - https://amzn.to/3mdJsnC

Crédito: Divulgação / Suma

Na esperança de conseguir um pouco de paz e se dedicar à escrita, Jack Torrance consegue um emprego como zelador de inverno no hotel Overlook, e se muda para o local com a sua esposa e seu filho. No entanto, o que a família não imaginava, é que segredos sombrios do hotel começam a vir à tona, aterrorizando toda a família e disseminando o mal. Clássico da literatura, o livro de Stephen King deu origem ao famoso filme de terror.


6. O ódio que você semeia, de Angie Thomas (2017) - https://amzn.to/33mQzl1

Crédito: Divulgação / Galera

Starr Carter é uma adolescente negra de 16 anos que, certa noite, ao sair de uma festa, presencia o assassinato de seu melhor amigo de infância, Khalil, por um policial branco. Por ser a única testemunha do crime, a jovem é forçada a testemunhar no tribunal. Em meio à diversas chantagens, exposição na mídia e o receio dos comentários dos seus colegas na escola onde estuda — com a maioria dos alunos brancos — Starr não desiste de lutar pela verdade e pela honra de seu amigo. Baseado na obra de Angie Thomas, o filme, estreado em 2018, foi dirigido por George Tillman Jr. e retrata as injustiças de uma sociedade racista.


7. A Garota no Trem, de Paula Hawkins (2015) - https://amzn.to/35qrnN9

Crédito: Divulgação / Record

Todos os dias, Rachel costuma pegar o mesmo trem de Ashbury para Londres. Durante o percurso, gosta de observar pela janela o casal da casa número 15, a quem chama de Jess e Janson, e fantasia que os dois tenham uma vida perfeita. Tudo muda quando, certo dia, Rachel testemunha uma cena chocante segundos antes do trem seguir viagem, e mais tarde descobre que a mulher está desaparecida. Sem conseguir ignorar a situação, vai até à polícia e conta tudo o que viu — e, quando menos espera, se vê envolvida no mistério e no desenrolar dos acontecimentos.


8. O menino do pijama listrado, de John Boyne (2007) - https://amzn.to/3bVzZN2

Crédito: Divulgação / Seguinte

Em plena Segunda Guerra Mundial,Bruno, um garoto de oito anos, se muda com a sua família para perto de um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Todos os dias costuma passear pelos arredores da casa, até que acaba conhecendo Shmuel, um menino judeu da mesma idade. O filme, dirigido por Mark Herman foi baseado na obra de John Boyne e retrata o surgimento de uma amizade proibida que, em meio à inocência dos dois garotos, ultrapassa a cerca de arame farpado do campo que os separam.


+Saiba mais sobre os livros que estão disponíveis no site da Amazon:

1. Coraline, de Neil Gaiman (2020) - https://amzn.to/3lUe1iq

2. O Hobbit, de J.R.R. Tolkien (2019) - https://amzn.to/2O4jp68

3. O Poderoso Chefão, de Mario Puzo (2012) - https://amzn.to/2NWY5zd

4. Clube da luta, de Chuck Palahniuk (2012) - https://amzn.to/3sG0YDX

5. O Iluminado, de Stephen King (2017) - https://amzn.to/3mdJsnC

6. O ódio que você semeia, de Angie Thomas (2017) - https://amzn.to/33mQzl1

7. A Garota no Trem, de Paula Hawkins (2015) - https://amzn.to/35qrnN9

8. O menino do pijama listrado, de John Boyne (2007) - https://amzn.to/3bVzZN2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W